Famosas praias cariocas podem sumir neste século com aumento no nível dos mares, alerta estudo

Praias cariocas estão ameaçadas com o avanço do nível do mar em todo o planeta, alerta estudo da UFF - Foto: Prefeitura de Niterói/Reprodução/ND

Praias cariocas estão ameaçadas com o avanço do nível do mar em todo o planeta, alerta estudo da UFF – Foto: Prefeitura de Niterói/Reprodução/ND

O avanço do nível do mar no século 21 se tornou alvo de preocupação de pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), que estudaram como as mudanças climáticas deverão afetar as praias cariocas e a orla de Niterói até o ano de 2100.

Conforme a pesquisa, publicada em março deste ano na revista suíça Coasts, a elevação dos oceanos deve impactar a Baía de Guanabara e pode fazer com que todas as regiões abaixo de 10 metros do nível do mar desapareçam ainda neste século.

Os pesquisadores mapearam a região costeira de Niterói considerando não apenas os fatores geográficos, mas também as questões ambientais – vegetação e topografia – e aspectos socioeconômicos – população que habita os locais e presença de ações do governo nos bairros.

A pesquisa considera que, em um cenário otimista, o mar deve avançar em 0,5 metro até  2100. No entanto, fenômenos como ressacas e correntezas podem fazer com que os oceanos subam em até 1,8 metro.

Com a desigualdade social presente na região da Baía de Guanabara e os ecossistemas sensíveis que existem tanto na parte oceânica quanto ao longo da costa, os pesquisadores alertam que as previsões para desaparecimento da orla de Niterói são reais.

Quais praias cariocas estão ameaçadas

Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e Icaraí estão entre as regiões que mais devem ser afetadas pelo avanço do mar, especialmente por serem mais próximas do nível do mar.

Estudo mapeou as praias cariocas que estão mais ameaçadas (marcadas pela cor vermelha) - Foto: Reprodução/ND

Estudo mapeou as praias cariocas que estão mais ameaçadas (marcadas pela cor vermelha) – Foto: Reprodução/ND

Ainda, bairros próximos às lagoas de Piratininga e de Itaipu estão ameaçados por serem próximos a áreas de bastante água, bem como por conta da vegetação.

O estudo ainda conclui que mais de 9.000 moradores, além de  2.069.037 m² vegetação, poderão desaparecer completamente do mapa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.