Polícia conclui inquérito e indicia motorista e donos de empresa após ônibus tombar e causar morte de sete pessoas no PI


Eles devem responder por homicídios culposos, homicídio simples por dolo eventual e exercício ilegal da profissão. Acidente aconteceu na BR-135, em 7 de janeiro deste ano. Ônibus com passageiros tomba na BR-135, no Sul do Piauí
Valdênio Gomes/Rádio Cerrado FM
A Polícia Civil concluiu e relatou à Justiça, nesta terça-feira (22), o inquérito policial sobre o acidente que causou a morte de sete passageiros de um ônibus na madrugada de 7 de janeiro deste ano, na BR-135, entre São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, no Sul do Piauí. O documento indicia pelo acidente o motorista e dois proprietários da empresa responsável pelo veículo.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os três homens foram indiciados por:
Homicídios culposos, ou seja, cometidos sem intenção de matar, de seis passageiros;
Homicídio simples por dolo eventual – quando o acusado sabe que a ação pode causar a morte e, mesmo assim, assume o risco – pela morte de Kaíque Glauber Lúcio de Farias, motorista reserva que dormia no bagageiro no momento do acidente;
Exercício ilegal da profissão.
Ao g1, o delegado titular de Corrente, Diogo Noronha, informou que o inquérito foi concluído a partir de laudos periciais e depoimentos de testemunhas. Segundo ele, o acidente foi provocado por diversos fatores.
“Dentre os fatores, O veículo estava trafegando há 110 km/h no momento do acidente, ou seja, um velocidade totalmente incompatível com a via, que apresentava ondulações, estava molhada e era período noturno”, iniciou o delegado.
“Também foi verificado por meio do sistema de imagens de câmeras do ônibus que o motorista apresentava-se sonolento, com cansaço e fadiga muscular, que fez com que ele tivesse uma reação tardia à perca do controle do ônibus”, detalhou.
O inquérito também aponta irregularidades na parte mecânica do veículo, como pneus carecas e com sulcos desgastados. Além disso, o ônibus transportava 44 pessoas: 42 passageiros e dois motoristas. Haviam, portanto, dois passageiros além de limite máximo do veículo.
“Não havia local para descanso para o motorista reserva. De acordo com uma testemunha, o motorista que estava dirigindo no momento do acidente só descansou na parte da tarde em um assento cedido por um passageiro”, completou Diogo Noronha.
Motorista reserva morreu enquanto descansava em bagageiro de ônibus
O motorista Kaíque Glauber Lúcio de Farias era um dos motoristas da viagem, mas estava descansando no bagageiro no momento do acidente e morreu. Conforme a família, ele trabalhava fazendo viagens interestaduais há anos. Devido à distância e longa duração, essas viagens são realizadas com dois motoristas, que se revezam na condução.
Segundo a Polícia Civil, o corpo do motorista chegou a ser arremessado, junto com bagagens, para fora do ônibus e, na sequência, foi prensado pelo veículo.
“Ele estava em um local inadequado, inóspito, sem equipamento de segurança, que é o bagageiro, proibido ao transporte de pessoas, de acordo com a legislação de trânsito. A empresa também não disponibilizou dois assentos para ele descansar durante a viagem. Isso ocorre porque querem aferir maiores lucros e vendem todas as passagens do ônibus, colocam os próprios colaboradores para descansar em um local que fere a dignidade humana”, afirmou o delegado.
Relembre o acidente
Um ônibus tombou na madrugada de 7 de janeiro de 2025 na BR-135, entre São Gonçalo do Gurguéia e Corrente, no Sul do Piauí. Sete pessoas morreram e 19 ficaram feridas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Todos os mortos são naturais do Ceará. Os nomes deles são:
Kaique Glauber Lucio de Farias (motorista)
Antônio Jackes Pereira de Vasconcelos
Emanuel da Cruz Silva Belizardo
Miguel Oliveira de Freitas
Graceli Barroso Rufino de Freitas
Alexandre Barros Teófilo
Antônia Maria de Castro
Na ocasião, a empresa responsável pelo veículo, a Baleia Turismo, publicou nas suas redes sociais uma nota, lamentando o ocorrido, e informou que enviou uma equipe ao local para auxiliar nas investigações. “Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, desejando conforto e força para enfrentar esta difícil perda”, disse em nota.
Sete pessoas morrem e 15 ficam feridas após ônibus tombar no Piauí
g1
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.