Tércio da Gama, ícone do modernismo catarinense, morre aos 91 anos em Florianópolis

Tércio da Gama morreu após um mês internado

Tércio da Gama faleceu nesta sexta-feira (25), em Florianópolis – Foto: Neno Brazil/Divulgação/ND

O mundo das artes perdeu nesta sexta-feira (25) um de seus grandes nomes: Tércio da Gama, pioneiro do modernismo em Santa Catarina, faleceu no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis.

A família confirmou que o artista, que enfrentava pneumonia e acúmulo de líquido nos pulmões, não resistiu após um mês de internação sem melhoras significativas.

Nascido em Florianópolis em 1933, Tércio foi um dos fundadores do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis (GAPF), ao lado de nomes como Hassis e Meyer Filho. Autodidata, ele começou a pintar nos anos 1950 e manteve-se ativo até seus últimos dias, deixando um legado que marcou gerações.

Artista foi o precursor do modernismo em Santa Catarina

Tércio foi pioneiro do modernismo em Santa Catarina – Foto: Reprodução/ND

Exposição aos 90 anos coroou trajetória de Tércio da Gama

Em 2023, Tércio da Gama celebrou nove décadas de vida com a exposição “Soltando os Bichos”, que reuniu 20 obras no Museu de Arte de Santa Catarina. A mostra, descrita pelo artista como um “clamor por cuidado e atenção”, sintetizava sua capacidade de renovação artística mesmo após sete décadas de produção.

Apesar de vinculado ao movimento modernista, Tércio nunca se prendeu a escolas ou técnicas específicas. Sua facilidade para o desenho, evidente desde os primeiros retratos nos anos 1950, evoluiu para uma produção que dialogava com seu tempo sem perder a identidade.

Perfil oficial do artista publicou nota de pesar

Família anunciou morte nas redes sociais do artista plástico – Foto: Reprodução/ND

O velório do artista plástico será realizado neste sábado (26), das 8h às 10h, na Capela Vaticano, no Itacorubi. De acordo com a família, o corpo de Técio será cremado.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.