Não dá para saber! Esses carros pareciam um bom negócio, mas desvalorizaram e hoje valem menos

Adquirir um carro no lançamento pode parecer promissor, mas nem sempre garante um bom investimento. Recentemente, observou-se uma queda acentuada nos preços de alguns veículos elétricos, levando os primeiros compradores a vivenciarem perdas financeiras consideráveis.

Em agosto de 2022, o Renault Kwid E-Tech chegou ao Brasil como o carro elétrico mais acessível, custando R$ 142.990. O modelo se destacou como o quarto elétrico mais vendido do país naquele ano. Entretanto, em um período de apenas 18 meses, seu valor caiu para R$ 123.490 e, posteriormente, chegou aos atuais R$ 99.990.

Essa desvalorização impactou fortemente o mercado de carros usados. Atualmente, um Kwid E-Tech 2022/2023 é avaliado em R$ 72.021, representando uma depreciação de 49,6% em três anos. Para quem adquiriu o veículo em janeiro de 2024 por R$ 123.490, a venda hoje resultaria em apenas R$ 77.352, uma queda de 37% em poucos meses.

Renault Kwid E-Tech (Foto: Divulgação/Renault)

Estratégias de preços e concorrência

A Renault também aplicou estratégias semelhantes com o Megane E-Tech, lançado em setembro de 2023 por R$ 279.990.

Hoje, ele é vendido por R$ 202.690, após promoções que o colocaram por R$ 199.900. Segundo especialistas do setor automotivo, essas reduções visam evitar estoques parados e são comuns em novas tecnologias.

Além disso, a chegada de carros chineses, que oferecem um melhor custo-benefício, influenciou a percepção de valor dos modelos da Renault.

Manter os pátios cheios de produtos de baixa aceitação pode ser mais prejudicial, forçando os fabricantes a reduzirem suas margens de lucro.

Outras montadoras atingidas

Além dos exemplos da BYD e Renault, também temos:

  • Jeep Compass 4xe: lançado em abril de 2022 por R$ 349.990, foi descontinuado em janeiro de 2024, após receber descontos significativos e vender apenas 76 unidades em 2024.
  • Peugeot e-2008: introduzido em novembro de 2022 por R$ 259.990, beneficiou-se de uma promoção de R$ 100.000, aumentando as vendas em 41% em 2024.

Esses casos mostram que as montadoras ajustam suas estratégias de preços frente à concorrência e aos custos de produção. Com o desenvolvimento e as mudanças frequentes no mercado, as fabricantes buscam adaptar-se rapidamente à demanda dos consumidores.

A Peugeot exemplificou essa abordagem ao relançar o e-2008 em outubro de 2024, com melhorias significativas, mas mantendo o preço de 2022.

Essa decisão demonstra a necessidade de equilibrar atualizações tecnológicas com práticas competitivas de precificação, enquanto continuam a expandir no mercado de veículos elétricos.

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