Aneel anuncia bandeira amarela para maio e taxa extra nas faturas de conta de luz

A partir de maio de 2025, o Brasil enfrentará a bandeira amarela nas contas de luz, o que resultará em um custo adicional. O fato foi anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira (25).

A decisão foi motivada pela redução das chuvas. Com a diminuição das chuvas, a geração de energia nas hidrelétricas é impactada, obrigando a Aneel a acionar usinas termelétricas, que possuem um custo de produção mais elevado.

Como consequência, a cobrança extra é repassada aos consumidores através do sistema de bandeiras, que aumentam as tarifas com taxas extras.

A bandeira amarela, que será aplicada no mês de maio, interrompe um ciclo de cinco meses de bandeira verde, período em que as contas de luz não sofreram acréscimos, segundo o G1.

De acordo com a Aneel, as previsões de chuvas e as vazões nos reservatórios das hidrelétricas para os próximos meses ficaram abaixo da média, o que indica uma maior dependência das usinas termelétricas, resultando em uma elevação no custo da energia.

  • LEIA TAMBÉM: Aneel devolverá tarifas que foram pagas a mais nas contas de luz

A taxa de R$ 1,88 por cada 100 kWh consumidos será aplicada nas faturas de maio, representando um aumento de, aproximadamente, R$ 18,85 por megawatt-hora (MWh) utilizado.

A população deve se preparar para esse aumento e buscar maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica para minimizar o impacto das tarifas mais altas.

O post Aneel anuncia bandeira amarela para maio e taxa extra nas faturas de conta de luz apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.