Perícia aponta desgaste de freio no ônibus da UFSM em acidente

problemas no freio podem ter causado acidenteAgência RBS

O ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que caiu de um barranco deixando sete mortos e 26 feridos em Imigrante, no Vale do Taquari (RS), apresentava desgaste em um dos freios traseiros. A informação foi repassada pelo delegado José Romaci Reis nesta segunda-feira (28) para o portal Gaúcha ZH.

análise do ônibus feita pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), para identificar vestígios técnicos e mecânicos que pudessem auxiliar na compreensão do acidente, foi entregue na segunda à Polícia Civil, após 20 dias do seu início.

O delegado responsável pelo caso contou ao Gaúcha ZH que em um dos freios traseiros, no lado direito, “as lonas estavam excessivamente gastas”. O investigador acredita que essa tenha sido uma das causas do acidente. “Estava quase ferro com ferro. Não tem como segurar um veículo assim”, afirma.

Novas perícias

A polícia também analisa outros motivos que podem ter colaborado para o acidente. Segundo o delegado, novas perícias serão solicitadas. “A gente está analisando ainda o laudo na sua complexidade total para verificar se há outras causas, o que só será esclarecido com outros quesitos complementares e talvez uma nova perícia no próprio ônibus que pode ser requisitada”, conta.

Além de definir as causas do acidente, esses laudos podem evidenciar se o comportamento do motorista que conduzia o ônibus foi adequado à situação, indica o delegado. Após todas as análises, a polícia deve finalizar o inquérito, que segue sem previsão para a conclusão.

Relembre o acidente

Um ônibus com alunos e professores tombou em uma ribanceira na RSC-453, em Imigrante (RS). O veículo saiu de Santa Maria e viajava rumo a uma visita técnica ao cactário Horst.

O acidente aconteceu a cerca de 850 metros do destino final, entre os quilômetros 3 e 4 da RSC-453, pouco antes das 11h da manhã. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o veículo transitava no sentido Teutônia–Imigrante, quando saiu da pista pelo lado esquerdo e caiu de uma ribanceira de 52 metros de altura capotando diversas vezes.

As sete vítimas fatais eram alunos do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da universidade. Além dos mortos, 26 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais em Teutônia, Estrela e Lajeado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.