VÍDEO: Avião da FAB realiza transporte de órgãos para doação após acidente em SC

Matteo Alves da Silva, de 25 anos

Matteo estava de moto quando foi atingido por um carro na avenida Getúlio Vargas, em Chapecó (SC) – Foto: Arquivo pessoal/ND

Uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) foi a responsável pelo transporte de órgãos de Matteo Alves da Silva, de 25 anos, que morreu vítima de um acidente entre carro e moto no sábado (26).

A família decidiu doar todos os órgãos do jovem, morador de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A generosidade ajudou a salvar vidas no estado, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Segundo informado pela Secretaria de Estado da Saúde, o avião levou o coração de Matteo até o sudeste do país e o pulmão foi para o estado vizinho, enquanto fígado e rins foram transplantados em solo catarinense. As regiões foram decididas conforme distribuição do Sistema Nacional de Transplantes.

Para a família, a decisão pela doação de órgãos foi imediata. “Sabemos que, mesmo sem ter tido uma segunda chance, ele dará essa oportunidade a outras pessoas. Isso nos consola em meio à dor. Ele dará vida para outras pessoas”, disse Gilmar Alves da Silva, pai de Matteo, em entrevista ao ND Mais.

Órgãos foram removidos no Hospital Regional do Oeste

A morte de Matteo foi confirmada na noite de terça-feira (29). Assim que a família decidiu pela doação, os órgãos de Matteo foram removidos no HRO (Hospital Regional do Oeste), para garantir o tratamento e armazenamento adequados até o transporte de órgãos ser realizado.

Cirurgia em desfoque

Órgãos de Matteo foram removidos no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó – Foto: HRO/ND

“A equipe da Comissão Hospitalar de Transplantes do HRO agradeceu, imensamente, a solidariedade da família, pois a doação é a maior forma de vida”, comentou a enfermeira e coordenadora da Comissão Hospitalar de Transplantes, Jussara de Lima.

Além das equipes do HRO, o procedimento que antecedeu o transporte de órgãos envolveu membros de equipes multidisciplinares de outras três cidades: São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre. Mais de 30 profissionais foram envolvidos na cirurgia.

Avião da FAB faz transporte de órgãos de Chapecó para São Paulo

Poucas horas após a operação de remoção, a aeronave da FAB decolou em direção a Chapecó para realizar a coleta e transporte de órgãos. O avião pousou no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, no Oeste, às 8h34 da quarta-feira (30), com três médicos a bordo.

Avião da FAB usado no transporte de órgãos em SC

Avião da FAB foi usado no transporte de órgãos de catarinense morto em acidente – Foto: Guilherme Blanger/ND

O avião decolou do Aeroporto de Chapecó às 11h35 (horário local) e pousou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 13h24. Em seguida, um veículo da secretaria de Saúde daquele estado fez o transporte de órgãos até o hospital de destino.

O corpo de Matteo foi velado na quarta-feira (30) e o sepultamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º), no cemitério municipal de Chapecó.

Veja momento em que aeronave chega em São Paulo:

Veja momento em que avião da FAB chega no aeroporto de Congonhas com órgãos de catarinense – Vídeo: Golf Oscar Romeo/YouTube/ND

Doação de órgãos

Segundo dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), Santa Catarina é o segundo estado com maior taxa de doação de órgãos, com 40,7 por milhão de população, enquanto a taxa nacional não chega a 20 (19,5 pmp). No estado, a não autorização de familiares para a doação também é uma das menores do país, com 35%, enquanto a média nacional está em 45%.

Entre janeiro e agosto de 2024, a SC Transplantes, pasta vinculada à SES (Secretaria de Estado da Saúde), registrou 504 notificações de doadores em potencial. Desses, 215 doações foram exitosas. O número equivale ao índice de 42,3 por milhão de população (pmp) no território catarinense, nos casos de morte encefálica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.