Um ano da maior mobilização do Corpo de Bombeiros de SC em apoio ao RS

Há exatos 12 meses, no feriado de 1º de maio, o Corpo de Bombeiros Militar de SC iniciava uma das maiores operações de sua história, deslocando uma equipe ao Rio Grande do Sul para prestar apoio durante a pior tragédia climática já registrada naquele estado.

A mobilização catarinense se estendeu por 75 dias e resultou em milhares de vidas salvas, além do acolhimento a famílias afetadas pelas enchentes e deslizamentos.

Um ano da maior mobilização do Corpo de Bombeiros de SC em apoio ao RS

Santa Catarina foi o primeiro estado a enviar reforços, com uma Força-Tarefa composta por 165 bombeiros militares e 28 cães de busca. Durante a operação, foram resgatadas mais de 3 mil pessoas e 560 animais. As equipes também localizaram 21 vítimas que não resistiram aos efeitos da tragédia.

A atuação dos bombeiros foi dividida em fases. Num primeiro momento, o foco era retirar com vida moradores ilhados, atuando com embarcações, viaturas e drones em áreas alagadas e de difícil acesso.

 

Na sequência, os chamados binômios — formados por um bombeiro e um cão farejador — assumiram a linha de frente nas buscas por desaparecidos em regiões devastadas por deslizamentos e enxurradas.

Além do trabalho de resgate, a operação incluiu o transporte de bolsas de sangue, medula óssea e pacientes, em colaboração com o Samu Aeromédico e o Hemosc. A ajuda logística foi fundamental para garantir a continuidade do atendimento médico em áreas isoladas e para salvar vítimas em estado grave.

Um ano da maior mobilização do Corpo de Bombeiros de SC em apoio ao RS

 

>> LEIA TAMBÉM: Idosa é encontrada morta com marcas no rosto e possível mordida de animal no pescoço em SC

Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Fabiano de Souza, a resposta rápida só foi possível graças ao planejamento e à prontidão das Forças-Tarefas, que estão estrategicamente posicionadas em batalhões por todo o estado.

Um ano da maior mobilização do Corpo de Bombeiros de SC em apoio ao RS

Ele destacou que a missão no Rio Grande do Sul reafirmou o compromisso dos bombeiros com a vida e a segurança da população, além de reforçar a importância da cooperação entre os estados em situações de crise.

O trabalho realizado em 2024 segue marcado na memória dos bombeiros que participaram da missão e também na história da corporação catarinense, como um exemplo de dedicação, coragem e solidariedade.

 

O post Um ano da maior mobilização do Corpo de Bombeiros de SC em apoio ao RS apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.