Rota Bioceânica impulsiona emprego e desenvolvimento em Pozo Hondo

 

 

A construção do Lote 4 do Corredor Rodoviário Bioceânico (Rota PY15) está progredindo bem, com avanço físico de 9,8%.

Foto: Mopc-PY/divulgação

O projeto, liderado pelo Consórcio TCR, inclui a pavimentação de 50 quilômetros entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, e já gera mais de 200 empregos, 10% dos quais vêm de comunidades locais.

Como parte de seu compromisso com a segurança e acessibilidade nas estradas, o consórcio está realizando obras contínuas em estradas auxiliares, substituindo a sinalização e melhorando os aterros, garantindo condições adequadas para o tráfego local enquanto o projeto principal avança.

Foto: Mopc-PY/divulgação

Nesta fase, o trabalho se concentra na preparação do subleito com solo enriquecido com cimento, na instalação de bueiros e na modelagem gradual das camadas do pacote estrutural. Todo o trabalho é realizado sob um rigoroso planejamento técnico que prioriza a qualidade e a segurança em todas as etapas do projeto.

Foto: Mopc-PY/ divulgação

Além disso, a equipe social do Consórcio TCR mantém um canal permanente de comunicação com as autoridades locais e comunidades em Pozo Hondo e Yasyendy, garantindo coordenação eficaz e resposta oportuna a quaisquer preocupações. Essa interação fortalece o compromisso social que acompanha a execução da obra.

Uma infraestrutura essencial para a integração regional

O Trecho 3 do Corredor Bioceânico abrange mais de 224 quilômetros da Rota PY15, conectando as cidades de Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, no departamento de Boquerón. Esta obra, financiada pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), está sendo realizada em quatro lotes, cada um executado por consórcios diferentes: o Consórcio Pacífico (Lote 1), o Consórcio Chaco Norte (Lote 2), CDD Construcciones SA (Lote 3) e, neste caso, o Consórcio TCR (Lote 4).

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Esta é uma rota estratégica que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico, passando pelo Paraguai, Brasil, Argentina e Chile. Sua conclusão representará um marco para a logística regional, impulsionando a economia do Chaco paraguaio e consolidando a integração regional. Além disso, abrirá novas oportunidades de desenvolvimento para todo o país, especialmente para a Região Ocidental.

 

Fonte: Mopc-PY

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