Rota Bioceânica: a ponte fundamental para a integração regional está a aproximar-se dos 70% de progresso

 

 

A construção da Ponte Bioceânica, que conectará Carmelo Peralta, no departamento do Alto Paraguai, a Puerto Murtinho, no Brasil, atingiu um índice geral de conclusão de 68,92% até abril de 2025, com progresso significativo na construção de pontos de acesso, estruturas principais e elementos complementares.

Foto: Mopc-PY/ divulgação

Quanto ao acesso, o aterro principal já foi totalmente concluído. Além disso, foi iniciado um aterro auxiliar para facilitar a entrada de máquinas pesadas, acompanhado de trabalhos de limpeza nas áreas de extração de solo. Da mesma forma, estão sendo verificados os materiais para as camadas estruturais, que provêm de uma pedreira localizada em Carmelo Peralta.

Por outro lado, os viadutos de acesso estão concluídos em ambas as extremidades da ponte, incluindo a laje do tabuleiro. Atualmente, estão sendo construídas as guias anticolisão e as fundações para instalação das barreiras de segurança no lado direito do viaduto paraguaio, o que aumentará a proteção dos usuários quando a obra estiver concluída.

Foto: Mopc-PY/ divulgação

Para economizar tempo e evitar atrasos logísticos, os paralelepípedos que farão parte das calçadas da ponte estão sendo fabricados diariamente no canteiro de obras. Essas pedras de pavimentação de concreto permitirão a passagem segura de pedestres.

Da mesma forma, no cais principal nº 13 (do lado paraguaio), foi concluído o trecho de tiro, peça inicial a partir da qual começará a ser construído o tabuleiro da ponte, que será a superfície de trânsito de veículos e pedestres.

Foto: Mopc-PY/ divulgação

Paralelamente, estão em andamento os trabalhos de aprovação do projeto de tensionamento dos primeiros tirantes, responsáveis por sustentar e distribuir o peso da estrutura. Ao mesmo tempo, foram iniciadas as obras do vagão dianteiro, uma estrutura metálica projetada para montar segmentos de ponte no ar, sem a necessidade de andaimes no solo.

Foto: Mopc-PY/ divulgação

Importância estratégica

Esta ponte é um componente essencial do Corredor Rodoviário Bioceânico, um projeto que busca conectar os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio. O projeto não só melhorará a conectividade física entre o Paraguai e o Brasil, mas também impulsionará a integração regional e o desenvolvimento econômico na América do Sul.

A iniciativa, liderada pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) e financiada pela Itaipu Binacional, representa um exemplo de cooperação. O trabalho está sendo realizado pelo Consórcio Binacional PYBRA.

 

Fonte: Mopc-PY

O post Rota Bioceânica: a ponte fundamental para a integração regional está a aproximar-se dos 70% de progresso apareceu primeiro em Rota Bioceânica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.