Novo papa ainda não foi escolhido; fumaça preta aparece pela terceira vez

Mais uma vez, a tradicional fumaça preta subiu pela chaminé da Capela Sistina, sinal de que os cardeais reunidos no Vaticano ainda não chegaram a um consenso sobre o novo papa. Esta é a terceira tentativa de votação desde o início do conclave, iniciado ontem, e a segunda realizada na última quarta-feira (horário local).

A informação foi divulgada oficialmente pela Santa Sé, que informou ainda que os religiosos farão uma pausa para o almoço antes de retomarem o processo eletivo por volta das 16h, horário de Roma — 11h em Brasília.

No total, 133 cardeais estão encarregados de escolher o próximo papa. Para que o novo líder da Igreja Católica seja definido, é necessário que pelo menos dois terços dos votos — ou seja, 89 votos — apontem para um único nome.

Desde o início do conclave, milhares de fiéis se concentram na Praça de São Pedro, aguardando o sinal de fumaça branca que anunciará o novo chefe espiritual da Igreja, que reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo.

>> LEIA TAMBÉM: Conclave: Com mais de 130 cardeais, começa a escolha do novo papa

Durante cada votação, os cardeais escrevem seus votos em cédulas que trazem a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (“Elejo como Sumo Pontífice”). Ao fim de cada rodada, os papéis são queimados, produzindo a fumaça característica — preta em caso de indecisão, branca quando há definição.

O novo papa sucederá Francisco, falecido no último dia 21 de abril, encerrando um pontificado que marcou a Igreja por sua postura voltada à inclusão social e ao diálogo inter-religioso.

O post Novo papa ainda não foi escolhido; fumaça preta aparece pela terceira vez apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.