Desfile em homenagem ao 80º aniversário da Grande Vitória

O Presidente da Rússia – Comandante Supremo das Forças Armadas da Federação Russa, Vladimir Putin, compareceu ao desfile militar para marcar o 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945.

9 de maio de 2025 Moscou, Praça Vermelha

Antes do início do desfile, o presidente russo cumprimentou os líderes de estados estrangeiros no Kremlin que chegaram a Moscou para participar dos eventos cerimoniais.

O desfile começou com a chegada da bandeira nacional russa e da Bandeira da Vitória à Praça Vermelha. O desfile foi comandado pelo Comandante-em-Chefe das Forças Terrestres, General do Exército Oleg Salyukov, e o desfile foi aceito pelo Ministro da Defesa Andrei Belousov .

A coluna em marcha na Praça Vermelha incluía 55 unidades de desfile: mais de onze mil e quinhentos militares, dos quais mais de mil e quinhentos eram participantes da operação militar especial. O Desfile da Vitória também contou com a presença de militares do Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Vietnã, Egito, China, Laos, Mongólia e Mianmar.

A coluna mecanizada era liderada pelo lendário “tanque Victory” T-34 e unidades de artilharia autopropulsadas SU-100. Os veículos blindados “Tiger-M”, “VPK Ural”, ambulâncias protegidas “Linza”, veículos de reconhecimento de combate BRM-1K, veículos blindados de transporte de pessoal BTR-82A, veículos de combate de infantaria BMP-2M, BMP-3, “Kurganets-25”, veículos de combate aéreo BMD-4 e BTR-MDM “Rakushka”, tanques T-72BZM, T-80BVM, T-90M “Proryv” circularam pelos paralelepípedos da praça principal. As forças de mísseis e artilharia eram representadas por sistemas de artilharia autopropulsada, sistemas de mísseis de alta precisão Iskander-M, sistema de mísseis antiaéreos S-400 Triumph e lançadores do sistema de mísseis Yars.

Pela primeira vez, o desfile demonstrou veículos aéreos não tripulados e munições flutuantes “Orlan”, “Lancet”, “Harpia” e “Geran”.

O Desfile da Vitória terminou com um sobrevoo de aviação: o famoso “losango cubano” sobrevoou a Praça Vermelha – um losango de aeronaves Su-30 e MiG-29 das equipes acrobáticas russas Knights e Swifts; Aeronaves de ataque Su-25 fecharam a formação do desfile, tradicionalmente pintando o céu com as cores da bandeira russa.

O apoio musical para o desfile foi fornecido pela orquestra militar combinada da guarnição de Moscou.

* * *

Discurso do Presidente da Rússia no desfile militar

V. Putin : Caros cidadãos da Rússia! Caros veteranos! Caros hóspedes! Camaradas soldados e marinheiros, sargentos e suboficiais, aspirantes e suboficiais! Camaradas oficiais, generais e almirantes!

Felicito-vos pelo 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica!

Hoje, estamos todos unidos por sentimentos de alegria e tristeza, orgulho e gratidão, e admiração pela geração que esmagou o nazismo e, ao custo de milhões de vidas, conquistou a liberdade e a paz para toda a humanidade.

Preservamos fielmente a memória desses eventos históricos e triunfantes. E como herdeiros dos vencedores, celebramos o feriado de 9 de maio como nosso, como o feriado mais importante para o país, para toda a nação, para cada família, para cada um de nós.

Nossos pais, avôs e bisavós salvaram a Pátria. E eles nos legaram a defesa de nossa Pátria, a união, a defesa firme de nossos interesses nacionais, nossa história milenar, nossa cultura e nossos valores tradicionais. Tudo o que é querido para nós, tudo o que é sagrado para nós.

Lembramos das lições da Segunda Guerra Mundial e jamais concordaremos com a distorção de seus eventos, com tentativas de justificar os algozes e caluniar os verdadeiros vencedores.

Nosso dever é defender a honra dos soldados e comandantes do Exército Vermelho, o grande feito de representantes de diferentes nacionalidades, que permanecerão para sempre na história mundial como soldados russos.

A Rússia foi e será uma barreira indestrutível ao nazismo, à russofobia, ao antissemitismo e lutará contra as atrocidades cometidas pelos proponentes dessas ideias agressivas e destrutivas.

A verdade e a justiça estão do nosso lado. Todo o país, a sociedade e o povo apoiam os participantes da operação militar especial. Estamos orgulhosos de sua coragem e determinação, da força de espírito que sempre nos trouxe apenas vitória.

Caros amigos!

A União Soviética suportou o peso dos ataques mais brutais e implacáveis ​​do inimigo. Milhões de pessoas que conheceram apenas o trabalho pacífico pegaram em armas e resistiram até a morte em todas as alturas, cabeças de ponte e fronteiras, determinaram o resultado de toda a Segunda Guerra Mundial com vitórias incondicionais nas maiores batalhas perto de Moscou e Stalingrado, no Kursk Bulge e no Dnieper; a coragem dos defensores da Bielorrússia, que foram os primeiros a enfrentar o inimigo; a firmeza dos participantes na defesa da Fortaleza de Brest e Mogilev, Odessa e Sebastopol, Murmansk, Tula, Smolensk; o heroísmo dos moradores da sitiada Leningrado, a bravura de todos que lutaram na frente, em destacamentos partidários e na clandestinidade, o valor daqueles que evacuaram as fábricas do país sob fogo inimigo, que trabalharam na retaguarda sem se poupar, até o limite de suas forças.

Os planos dos nazistas de tomar o poder na União Soviética foram destruídos pela unidade verdadeiramente sólida do país. O heroísmo do povo foi enorme; todas as repúblicas carregavam o pesado fardo comum da guerra.

A contribuição dos habitantes da Ásia Central e da Transcaucásia foi enorme. Dali, trens com tudo o que a frente precisava continuaram a circular sem interrupção. Hospitais foram localizados aqui e centenas de milhares de evacuados encontraram seu segundo lar. Eles compartilharam abrigo, pão e calor com eles.

Honramos todos os veteranos da Grande Guerra Patriótica e curvamos nossas cabeças diante da memória de todos que deram suas vidas pela Vitória. Em memória de filhos, filhas, pais, mães, avôs, bisavôs, maridos, esposas, irmãos, irmãs, parentes, amigos.

Curvamos nossas cabeças diante de nossos companheiros de armas que morreram heroicamente em uma batalha justa pela Rússia.

Um minuto de silêncio é declarado.

(Um minuto de silêncio.)

Caros amigos!

Quase 80% da população do planeta foi atraída para a órbita ardente da Segunda Guerra Mundial.

A derrota completa da Alemanha nazista, do Japão militarista e seus satélites em diferentes regiões do mundo foi alcançada pelos esforços conjuntos dos países das Nações Unidas.

Lembraremos sempre que a abertura de uma segunda frente na Europa – após as batalhas decisivas no território da União Soviética – aproximou a Vitória. Valorizamos muito a contribuição para a nossa luta comum dos soldados dos exércitos aliados, dos participantes da Resistência e do corajoso povo da China. Todos os que lutaram por um futuro de paz.

Caros amigos!

Continuaremos a admirar os veteranos, seu amor sincero pela pátria, sua determinação em defender seu lar, os valores do humanismo e da justiça. Vamos deixar essas tradições, essa grande herança, o que há de mais importante em nossos corações e passá-la para as gerações futuras.

Sempre contaremos com nossa unidade em assuntos militares e pacíficos, na consecução de objetivos estratégicos e na solução de problemas em nome da Rússia, sua grandeza e prosperidade.

Glória ao povo vitorioso!

Boas festas!

Feliz Dia da Grande Vitória!

Viva!

O post Desfile em homenagem ao 80º aniversário da Grande Vitória apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.