Rússia – Reunião Vladimir Putin e Luiz Lula da Silva

Participantes de conversa com o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

9 de maio de 2025

Do lado russo :

LAVROV Sergey Viktorovich – Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa

ORESHKIN Maxim Stanislavovich – Vice-Chefe da Administração do Presidente da Federação Russa

PESKOV Dmitry Sergeevich – Vice-Chefe da Administração Presidencial da Federação Russa – Secretário de Imprensa do Presidente da Federação Russa

KOSACHEV Konstantin Iosifovich – Vice-presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Federação Russa

BABAKOV Alexander Mikhailovich – Vice-presidente da Duma Estatal da Assembleia Federal da Federação Russa, Representante Especial do Presidente da Federação Russa para Interação com Organizações de Compatriotas no Exterior

USHAKOV Yuri Viktorovich – Assistente do Presidente da Federação Russa

RESHETNIKOV Maxim Gennadievich – Ministro do Desenvolvimento Econômico da Federação Russa

DMITRIEV Kirill Aleksandrovich – Representante Especial do Presidente da Federação Russa para Investimentos e Cooperação Econômica com Países Estrangeiros, Diretor Geral da JSC “Sociedade Gestora do Fundo Russo de Investimento Direto”

GURYEV Andrey Andreevich – Presidente da Associação Russa de Produtores de Fertilizantes, Presidente do Conselho de Empresários Rússia-Brasil

LIKHACHEV Aleksey Evgenievich – Diretor Geral da Corporação Estatal de Energia Atômica Rosatom

Do lado brasileiro :

Davi Samuel ALCOLUMBRE TOBELEM – Presidente do Senado Federal da República do Brasil

Elmar José VIEIRA NASSIMENTO – Presidente em exercício da Câmara dos Deputados da República do Brasil

Mauro Luis IEKER VIEIRA – Ministro das Relações Exteriores da República do Brasil

Alexandre SILVEIRA DE OLIVEIRA – Ministro de Minas e Energia da República do Brasil

Luciana BARBOSA DE OLIVEIRA SANTOS – Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação da República do Brasil

Celso Luis NUNES AMORIM – Chefe da Assessoria Especial da Presidência da República do Brasil

Rodrigo DE LIMA BAENA SOARES – Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Brasil junto à Federação Russa

Andrei Augusto PASSOS RODRIGUEZ – Diretor-Geral da Polícia Federal da República do Brasil

Fernando GALLETI DE QUEIROS – CEO da Minerva Foods

Fernando Luis LEMOS IGRÈJA – Assessor Diplomático do Presidente da República do Brasil

Audo ARAUJO FALEIRO – Chefe Adjunto da Assessoria Especial da Presidência da República do Brasil

Ricardo DE SOUZA MONTEIRO – Chefe da Secretaria do Ministro das Relações Exteriores da República do Brasil


V. Putin: Caro Sr. Presidente! Caros amigos!

Estou sinceramente feliz em conhecê-lo, Sr. Presidente. Realmente não nos vemos há muito tempo. Você ia para Moscou, mas não deu certo várias vezes por causa de compromissos de trabalho, e eu sinceramente lhe dou as boas-vindas à Rússia. Bem-vindo!

Lembro-me com carinho de nossas conversas anteriores, tanto na Rússia quanto no Brasil. Elas sempre aconteciam em um ambiente muito bom, amigável e profissional. Graças em grande parte aos contatos pessoais nos últimos anos, conseguimos trabalhar muito para fortalecer as relações entre nossos países.

9 de maio de 2025

A última vez que você veio à Rússia, como eu já disse, foi há muito tempo, já faz 15 anos. Depois, em 2010, sua visita também ocorreu em maio, e uma Declaração Conjunta foi adotada dedicada ao 65º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O Dia da Vitória sempre terá um significado especial para nossos povos que lutaram contra o fascismo. Todos sabemos muito bem que o Brasil também aderiu à coalizão anti-Hitler. Suas unidades participaram de operações militares na Itália e estavam engajadas na proteção das comunicações no Atlântico Sul, contribuindo assim para a vitória geral sobre o inimigo. Sei que no Brasil, assim como aqui na Rússia, honram a memória daqueles acontecimentos e prestam homenagem ao heroísmo dos vencedores.

Hoje, gostaria de destacar que nossas relações estão se desenvolvendo progressivamente e contatos de alto nível são mantidos constantemente. Você sempre encontra uma oportunidade de receber pessoalmente representantes russos quando eles vêm ao Brasil em visitas de trabalho.

O comércio bilateral está se desenvolvendo. Gostaria de ressaltar que o Brasil é responsável por uma parcela significativa do nosso volume de comércio com os países da América Latina e do Caribe.

A Rússia continua sendo o maior exportador de produtos derivados de petróleo e fertilizantes minerais para o mercado brasileiro, e o Brasil mantém sua posição de liderança nas importações russas de produtos alimentícios.

Nós cooperamos estreitamente na arena internacional e falaremos sobre isso hoje. São plataformas como a ONU, os BRICS e o Grupo dos Vinte.

Estou muito feliz por ter a oportunidade de discutir com você, caro Sr. Presidente, hoje, essas e muitas outras questões que certamente são de interesse mútuo.

Obrigado.


L. Lula da Silva (conforme traduzido) : Senhor Presidente Putin!

Primeiramente, gostaria de agradecer pela recepção tão calorosa a mim e à minha delegação, especialmente em um momento tão importante para vocês.

Há pessoas na minha delegação que estão na Rússia pela primeira vez. Gostaria de apresentar minha delegação. Gostaria também de dizer que esta é minha primeira visita depois de 15 anos.

Na verdade, este é um retorno ao sonho que construímos durante esses 15 anos, e nunca esquecerei o cuidado com que o Sr. Putin sempre tratou nossas conversas e a comunicação entre nossos ministros das Relações Exteriores – o Sr. Mauro e Lavrov. Temos tópicos muito importantes, importantes para ambos os países.

Vivemos em tempos muito difíceis. Muitas das coisas que acreditávamos que aconteceriam depois da Segunda Guerra Mundial, como o fortalecimento do multilateralismo, o fortalecimento da ONU, o crescimento do livre comércio, acreditávamos que essas coisas aconteceriam a longo prazo, para que houvesse garantias de paz no mundo. Mas, infelizmente, não vivemos nessa paz hoje.

As decisões que foram tomadas e que foram expressas pelo Presidente dos Estados Unidos, a política tarifária para todos os países, enterram a questão do livre comércio, a questão do fortalecimento do multilateralismo e também enterram o respeito pelas nações livres, que não podemos esquecer.

Minha visita hoje tem como objetivo fortalecer a construção da nossa parceria estratégica. O Brasil tem interesse político, cultural e comercial, e também temos interesse na Rússia em tecnologia e ciência. Da sua parte, também há muitos interesses no Brasil. Somos nações enormes, estamos em lados opostos do globo.

Nós somos o Sul Global e agora temos a oportunidade de criar algo que fará nossos relacionamentos comerciais crescerem. Temos cerca de 12,5 bilhões de dólares [em volume de negócios] – um fluxo bastante deficitário para o Brasil. Mas vemos que há potencial de crescimento, e ele é muito grande. É por isso que estamos aqui.

Estamos interessados ​​em discutir as esferas militar, espacial, científica, econômica, educacional e, acima de tudo, a questão energética. Estou aqui comigo o Ministro da Energia, estou aqui comigo o Ministro da Ciência e Tecnologia – esses ministérios têm memorandos de entendimento. Temos aqui o Presidente dos Senadores, Senador Alcolumbre; Vice-presidente do Conselho dos Deputados; também seu amigo de longa data Celso Amorim – ele não é ministro, mas é meu assessor em relações exteriores; Diretor Geral da Polícia Federal; nosso embaixador.

Também temos um grande empresário que me encontrou no Brasil e perguntou: “Você vai para a Rússia? Quero estar com você porque sou o principal exportador de carne para a Rússia.” E convidei o Fernando Queiroz, nosso colega, e gostaria também de apresentá-lo ao senhor, senhor Presidente.

Para dar continuidade à nossa conversa, gostaria de passar a palavra a alguns dos meus ministros que já falaram com o senhor, o Ministro da Energia. Por exemplo, temos um interesse muito forte em estabelecer relações com a Rússia para o fornecimento de pequenas unidades nucleares.

O post Rússia – Reunião Vladimir Putin e Luiz Lula da Silva apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.