IFC Blumenau – Edital 49/2025 Abre Vaga para Professor Substituto em Informática

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Blumenau, divulgou um novo processo seletivo simplificado regido pelo Edital N° 49/CAMDP/IFC/2025. O objetivo é a contratação de um Professor Substituto por tempo determinado para atender às necessidades da área de Ciência da Computação. Há uma vaga imediata disponível para um regime de trabalho de 20 horas semanais. Para concorrer, é exigido diploma de graduação em áreas específicas como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Informática, ou Tecnologias correlatas, além de possuir no mínimo Especialização.

Detalhes da Vaga e Remuneração

A única vaga oferecida neste processo seletivo é para a área de Ciência da Computação, com carga horária de 20 horas semanais. O profissional contratado ministrará disciplinas na área de Informática nos cursos de Graduação e/ou Ensino Médio Integrado oferecidos pelo Campus Blumenau. Os requisitos mínimos incluem formação superior nos diversos campos da Computação e Tecnologia da Informação listados no edital, complementada por uma Especialização.

A remuneração inicial para o cargo de Professor Substituto, com 20 horas semanais, varia conforme a titulação apresentada no ato da contratação. Os salários base (Nível 01, Classe A) acrescidos da Retribuição por Titulação são:

Graduação: R$ 3.090,43

Aperfeiçoamento: R$ 3.244,95

Especialização: R$ 3.399,47

Mestrado: R$ 3.863,04

Doutorado: R$ 4.867,43

Candidatos que se autodeclarem negros (pretos ou pardos) poderão concorrer na condição de cotistas, sujeitos ao procedimento de heteroidentificação por videoconferência, conforme detalhado no edital.

Inscrições e Documentação Necessária

As inscrições para este processo seletivo estarão abertas no período de 19 de maio a 06 de junho de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e o pagamento deve ser efetuado até o final do período de inscrição. O método de inscrição é totalmente online, via e-mail.

Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] com um arquivo único em formato PDF (preferencialmente, com no máximo 10MB) contendo a documentação exigida. Os documentos necessários incluem a ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo II do edital), cópias digitalizadas do documento oficial de identidade e CPF, diploma(s) ou declaração de conclusão de curso, Currículo Lattes atualizado com documentos comprobatórios (experiência docente e profissional, títulos), comprovante de quitação eleitoral e militar (para homens), e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (GRU).

É fundamental seguir as instruções detalhadas para a emissão da GRU, informando corretamente a Unidade Gestora, Gestão, Código de Recolhimento (28883-7 – TAXA DE INSCRIÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO), Número de Referência (o número do edital), Competência, CPF e nome do Contribuinte, e os valores (R$ 20,00).

Etapas do Processo Seletivo

A seleção dos candidatos neste processo seletivo será realizada em duas etapas eliminatórias e classificatórias:

1. Prova Didática (com peso de 70% na nota final)

2. Prova de Títulos (Análise do Currículo) (com peso de 30% na nota final)

Realização das Provas

A Prova Didática versará sobre um ponto sorteado pela Comissão Avaliadora, escolhido entre temas relevantes para a área de Ciência da Computação, como Lógica de Programação, Desenvolvimento Web, Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Programação Orientada a Objetos e Ciência de Dados. A prova terá duração de 20 a 25 minutos e, embora prevista para ser presencial, poderá ocorrer online caso haja necessidade e alteração no decreto vigente, sendo o candidato responsável por dispor dos recursos tecnológicos para tal. Os candidatos convocados para a prova didática deverão entregar um plano de aula em três vias no início da avaliação.

A Prova de Títulos consistirá na análise da documentação comprobatória enviada pelo candidato no ato da inscrição, conforme os critérios de pontuação definidos no Anexo IV do edital. Serão avaliados a titulação (graduação, especialização, mestrado, doutorado/livre docente), o tempo de exercício do magistério e a experiência técnico-profissional correlata, além de outras atividades relevantes na área.

Para ser considerado classificado, o candidato deverá obter nota final igual ou superior a 5 (cinco), resultado da média ponderada entre a Prova Didática e a Prova de Títulos.

Cronograma e Resultados

As provas (Didática e de Títulos) estão agendadas para o dia 13 de junho de 2025. O cronograma completo com todas as datas, incluindo o período de inscrições, sorteio do ponto da prova didática, divulgação do resultado preliminar, prazo para recursos e a homologação do resultado final, está detalhado no Anexo I do edital. A divulgação das inscrições homologadas, resultados e demais comunicados será feita no site do IFC Campus Blumenau (www.blumenau.ifc.edu.br).

Procedimentos de Contratação

Os candidatos classificados serão convocados para a contratação sob o regime da Lei nº 8.745/93, na função de Professor Substituto. O contrato inicial terá duração determinada de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado até o limite de 2 (dois) anos, sempre observando o prazo máximo do afastamento do professor titular.

Entre os requisitos para a contratação estão a classificação no processo seletivo, ser brasileiro (ou estrangeiro com situação regular), estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos, estar quite com obrigações militares e eleitorais, não ter sido contratado com base na Lei nº 8.745/1993 nos últimos 24 meses (com ressalvas legais), ser considerado apto em exames médicos pré-admissionais e apresentar a documentação completa exigida. É importante notar que diplomas estrangeiros devem ser revalidados no Brasil e somente diplomas reconhecidos pelo MEC serão aceitos.

O edital também detalha as vedações para a contratação, como a proibição de acumulação remunerada de cargos públicos (com exceções para o magistério, desde que haja compatibilidade de horários e não se trate de cargo efetivo do Magistério Federal) e a participação em gerência ou administração de sociedade privada, entre outras disposições.

O prazo de validade deste processo seletivo simplificado será de 1 (um) ano a partir da data de homologação do resultado final no Diário Oficial da União, com possibilidade de prorrogação por igual período, caso seja de interesse da Administração.

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