Baleia-jubarte aparece morta em praia de SC no primeiro encalhe da temporada

Baleia-jubarte aparece morta em praia de SC

Baleia-jubarte aparece morta em praia de SC no primeiro encalhe da temporada – Foto: Divulgação/PMP-BS/Univille/ND

A equipe do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), vinculado à Univille, registrou o primeiro encalhe de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) sem vida da temporada de 2025 no Litoral Norte de Santa Catarina.

O animal foi encontrado na tarde de quarta-feira (21), na praia da Picama, em Balneário Barra do Sul. O trecho é de responsabilidade da Univille, unidade São Francisco do Sul.

A baleia, um macho jovem com mais de nove metros de comprimento — sem a nadadeira caudal, o que indica que o tamanho total pode ser maior, estava em avançado estado de decomposição, o que impediu a identificação da causa da morte.

A baleia era um macho juvenil e estava em avançado estado de decomposição em Balneário Barra do Sul – Vídeo: Divulgação/PMP-BS/Univille/ND

Com apoio das secretarias de Obras e Meio Ambiente do município, a equipe do PMP-BS/Univille realizou a necropsia na faixa de areia. Foram coletadas amostras de diversos tecidos e órgãos, além de parasitas e conteúdo estomacal.

As mandíbulas do animal também foram preservadas. Todo o material será encaminhado a laboratórios parceiros e parte dele integrará o Acervo Biológico Iperoba da Univille.

A operação se estendeu até o início da noite, quando a carcaça foi enterrada na própria praia.

Operação mobilizou equipes na orla de Balneário Barra do Sul – Foto: Divulgação/PMP-BS/Univille/ND

Como agir?

Ao encontrar um animal marinho (aves, tartarugas ou mamíferos) vivo ou morto nas praias do litoral norte de Santa Catarina avise o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos pelo telefone (47) 99212-9218 ou 0800-642-3341.

A realização do PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobas de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.