Turismo de experiência em alta no Espírito Santo

Pedro Rigo, superintendente do Sebrae-ES, citou investimento de R$ 28 milhões no turismo capixaba em 2024

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Kamila Rangel

Números divulgados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) mostram o fortalecimento do turismo no Estado. Na fotografia do segmento, uma tendência se destaca: o turismo de experiência, que cresceu 129% no período.Até 2024, foram registradas 78 atrações. Em abril deste ano, esse número passou para 179, mostrando como os empreendedores estão entendendo que os turistas querem: mais do que visitar lugares, imergir na cultura local e sentir-se parte do que estão vivenciando. A expectativa é de que, até novembro do ano que vem, haja 500 produtos de experiência turística formatados de Norte a Sul do Estado.Um exemplo de experiência já oferecido no Estado é a Casa Nostra, em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, onde, inclusive, está a sede do Polo do Turismo de Experiência do Sebrae-ES.

Na Casa Nostra, em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, os visitantes podem visitar uma casa típica italiana

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Reprodução/Instagram/@distritoturisticopindobas

No local, os visitantes entram em uma casa típica italiana – original e com móveis e objetos trazidos da Itália pelos imigrantes, são guiados em uma verdadeira viagem pela história e degustam quitutes feitos pelas nonnas (avós).Outro número diz respeito à quantidade de empresas de turismo no Estado: cerca de 62 mil, das quais 97,74% são pequenos negócios. A meta do Sebrae-ES, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), é aumentar em 30% esse número até 2026.“Os números são animadores. No ano passado, o Sebrae-ES investiu R$ 28 milhões no turismo capixaba, dos quais R$ 16,3 milhões vieram de recursos próprios e outros R$ 11,7 milhões por meio de parcerias. Traçamos novas estratégias para que o segmento se desenvolva ainda mais. Temos uma expectativa de investimentos, até 2026, de R$ 50 milhões, podendo chegar a R$ 80 milhões”, disse o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, afirmou que muitos investimentos estão sendo feitos em prol do turismo capixaba. “Temos um esforço concentrado, que inclui de melhorias em infraestrutura à divulgação dos nossos atrativos, para que mais pessoas venham ao Espírito Santo”, comentou.
Mais númerosO faturamento do turismo no Espírito Santo em janeiro de 2025 cresceu 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado, posicionando o Estado em segundo lugar nacional, com uma diferença de apenas 0,1% para o primeiro colocado, que foi Goiás. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE.O número de empreendimentos turísticos com cadastro no Cadastur cresceu 28,5% no ano passado. Em janeiro de 2024, eram 3.163 empresas cadastradas. Em dezembro, a quantidade subiu para 4.138 empresas. A meta é aumentar 50% até novembro deste ano.A expectativa do Sebrae Espírito Santo é de que, até 2026, sejam realizados 134.779 atendimentos, podendo chegar, em um cenário ampliado, a 215.646 atendimentos. No ano passado, 19.261 empresas de turismo foram atendidas pelo Sebrae-ES, o que representa 33,8% do total de empresas do segmento no Estado.

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