Transformação, inovação e inteligência artificial: os desafios da nova economia no Brasil

O episódio mais recente do Money Report, exibido pela BM&C News, reuniu três líderes de diferentes setores da economia brasileira para um debate direto sobre inovação, sucessão empresarial, segurança urbana e os efeitos da inteligência artificial nos modelos de negócio. Maurício Lima (GrupoAbril), João Welsh (Revo) e Leonardo Diniz Jorge (Drogaria Iguatemi) compartilharam experiências pessoais e estratégias que estão moldando o futuro de suas companhias, e da economia nacional.

Com mediação de Aluízio Falcão Filho, o programa reforçou como as mudanças tecnológicas, os hábitos de consumo e o contexto urbano vêm redesenhando não apenas produtos e serviços, mas também a forma como as empresas se posicionam em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.

Inovação: impresso ao digital com estratégia e lucros da Editora Abril

Responsável por uma das marcas mais emblemáticas da mídia brasileira, Maurício Lima comentou os desafios de liderar a Editora Abril após a reestruturação iniciada por Fábio Carvalho. A companhia, que esteve em recuperação judicial, voltou a registrar lucro e agora aposta em novos formatos de conteúdo, como vídeos, canais de streaming e eventos de marca. “A Abril faz parte da história de muitos brasileiros. Nosso desafio agora é crescer, diversificar canais e manter a relevância editorial com equilíbrio financeiro”, afirmou Lima.

Com mais de 600 mil inscritos no YouTube da Quatro Rodas, e marcas como Cláudia, Superinteressante e Veja produzindo conteúdo audiovisual, a empresa avança em uma estratégia de experiência multiplataforma, sem abandonar o impresso, que segue com edições especiais da Capricho e a Veja Rio agora semanal.

Mobilidade aérea e segurança como inovação no serviço da Revo

À frente da Revo, empresa especializada em mobilidade aérea executiva, João Welsh explicou como São Paulo se tornou um laboratório global para inovação em transporte vertical. “São Paulo tem mais helipontos do que Nova York e um tráfego imprevisível. Nosso propósito é devolver tempo aos clientes com soluções integradas e seguras de deslocamento”, disse.

Com experiência acumulada do Grupo OVNI, que transportou mais de 7 milhões de passageiros em 25 anos com helicópteros, a Revo agora foca em serviços porta a porta, parcerias com a Eve/Embraer e o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, como o eVTOL.

Segundo Welsh, além da comodidade, clientes estrangeiros priorizam o fator segurança como decisivo para voar. “Há multinacionais que preferem helicópteros a carros blindados com escolta”, revelou.

Leonardo Diniz: inovação, bem-estar e segurança no varejo farmacêutico

Da sucessão familiar à inovação em bem-estar e beleza, o CEO da Drogaria Iguatemi, Leonardo Diniz Jorge, destacou a importância de oferecer experiências completas de saúde e autocuidado. A rede aposta em tendências como tecnologia coreana de cosméticos, suplementos funcionais e medicamentos de alto valor, como as canetas para emagrecimento, lideradas pelo Mounjaro, da Eli Lilly.

Hoje o cliente busca bem-estar mesmo sem estar doente. É um novo conceito de saúde preventiva e estilo de vida”, explicou.

Diniz também alertou para o aumento da criminalidade em drogarias, especialmente com produtos de alto valor, e o impacto disso na operação. “A segurança virou um fator central na gestão de estoques e na experiência do consumidor.”

Críticas ao Brasil e o papel da imprensa: excesso de autocrítica prejudica a imagem do país

Em um dos momentos mais reflexivos do programa, os convidados discutiram como o Brasil muitas vezes amplia seus problemas na comunicação interna e externa, prejudicando sua reputação global e oportunidades de investimento. Maurício Lima citou o economista Nouriel Roubini, que vê o ajuste fiscal como principal entrave ao crescimento do Brasil.

“O país perde oportunidades por insistir em discussões superficiais e por não promover reformas estruturais. Falta foco no que realmente importa”, avaliou.

A conversa também abordou o papel da mídia diante da inteligência artificial, destacando a importância da curadoria, exclusividade e profundidade, especialmente em tempos de desinformação e fake news.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O post Transformação, inovação e inteligência artificial: os desafios da nova economia no Brasil apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.