Lula permanece na UTI após cirurgia de emergência, informam médicos

Médicos do hospital Sírio Libanês atualizaram, na manhã desta terça-feira (10), o estado de saúde do presidente Lula (PT), internado desde a madrugada. O chefe do executivo foi levado às pressas para São Paulo, onde passou por um procedimento de emergência, em decorrência de uma queda que sofreu em outubro.

Lula segue na UTI após cirurgia em São Paulo

Lula segue na UTI após cirurgia em São Paulo – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND

Segundo o corpo médico, Lula ficará internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 48 horas, em observação, como medida preventiva.

Estado de saúde de Lula após cirurgia

Lula passou por exames no hospital Sírio Libanês em Brasília e, por uma decisão do corpo médico, foi levado, às pressas, para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Na próxima semana, o presidente passaria por exames de rotina, relacionados à queda de outubro.

Segundo Rogério Tuma, médico da rede hospitalar, este tipo de situação é comum, principalmente, em pessoas de idade avançada. “É comum que pessoas caem, batem a cabeça, esquecem desse evento e depois de semanas, ou até meses, mudam o comportamento, ficam fracas de um lado. O que acontece é que o sangramento está comprimindo o cérebro”, disse. No caso do presidente, os sintomas foram fortes dores de cabeça.

Médicos atualizam estado de saúde de Lula em coletiva nesta terça-feira (10)

Médicos atualizam estado de saúde de Lula em coletiva nesta terça-feira (10) – Foto: CanalGov/ Reprodução/ ND

O médico cardiologista, Roberto Kalil Filho, informou que o hematoma frontoparental, em cima do lóbulo frontal e do lóbulo parental, foi totalmente drenado, deixando a região cerebral livre de pressão. O hematoma estava em uma área fora do cérebro e, por isso, não há risco de sequelas à fala ou sistema motor.

Previsão de alta

O tempo de internação dependerá do processo de recuperação, que corre bem até o momento. O presidente está acordado e consciente desde o início da manhã, em estado de saúde estável. Ele deve retornar à Brasília no início da próxima semana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.