Mortes por dengue aumentam 246% em um ano em Santa Catarina 

Santa Catarina registrou 340 mortes por dengue entre 31 de dezembro de 2023 e 2 de dezembro de 2024, com uma média de um óbito por dia.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) e mostram um aumento expressivo no número de vítimas em relação aos anos anteriores, com um salto de 246% em relação ao ano anterior.

Em 2023, foram registrados 98 óbitos e, em 2022, 90 mortes pela doença.

Mortes por dengue aumentam 246% em um ano em Santa Catarina 
Crédito: Ministério da Saúde

Mortes por dengue aumentam 246% em um ano em Santa Catarina 

A vacinação contra a dengue, apontada como uma estratégia essencial de enfrentamento, não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Apenas 16,7% das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, público-alvo da campanha, completaram o esquema vacinal com duas doses.

Desde fevereiro, o imunizante é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 73 municípios de cinco regiões do estado.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), 86 mil crianças e adolescentes receberam a primeira dose, o que equivale a uma cobertura de 39%. No entanto, apenas 37 mil completaram o esquema.

A meta era vacinar 90% do público-alvo, composto por 221.203 jovens.

O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, destacou a preocupação com o aumento de casos durante o verão, período de maior reprodução do mosquito Aedes aegypti devido às altas temperaturas e chuvas frequentes.

Ele reforçou a necessidade de intensificar os cuidados para evitar criadouros e aumentar a adesão à vacina.

Cidades com vacinação contra a dengue

A imunização é disponibilizada em cinco regiões de Santa Catarina. Confira os municípios participantes:

  • Nordeste: Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá.
  • Grande Florianópolis: Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Governador Celso Ramos, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Canelinha, Paulo Lopes, Garopaba, Águas Mornas, Nova Trento, São Bonifácio, Angelina, Rancho Queimado e Anitápolis.
  • Médio Vale do Itajaí: Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Timbó, Pomerode, Guabiruba, Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Apiúna, Ascurra, Botuverá e Doutor Pedrinho.
  • Oeste: Chapecó, Pinhalzinho, Palmitos, Quilombo e mais 23 cidades da região.

A cobertura vacinal com duas doses variou de 26,3% no Nordeste a apenas 10,06% no Médio Vale do Itajaí e no Oeste.

Leia também:

  • Copom decide sobre juros básicos nesta quarta e Selic vai para 12,25% ao ano

Prevenção contra a dengue

Além da vacinação, a DIVE orienta a população a eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Medidas incluem evitar água parada em pratos de plantas, tampar lixeiras e caixas d’água, lavar recipientes de animais semanalmente e tratar piscinas com cloro.

A população também é incentivada a denunciar possíveis focos à Secretaria Municipal de Saúde. Caso apresente sintomas como febre, dores no corpo e manchas na pele, é essencial buscar atendimento médico.

 

O post Mortes por dengue aumentam 246% em um ano em Santa Catarina  apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.