Não passam de lenda urbana! 5 mitos da Uber que as pessoas acreditam ser verdade

As lendas urbanas frequentemente capturam a imaginação popular, mas nem sempre se alinham com a realidade. No contexto atual de mobilidade, onde os aplicativos de transporte, como o Uber, desempenham um papel fundamental, é comum que usuários disseminem crenças errôneas. Isso ocorre tanto entre motoristas quanto passageiros, gerando desinformação.

E algumas das lendas mais comuns sobre o Uber finalmente foram esclarecidas, pondo um fim a esses equívocos. A análise abrangente incluiu questões sobre segurança, custos e regulamentação dos motoristas. Entre as principais crenças, seis se destacam, apresentando-se como recorrentes entre os usuários.

5 mitos da Uber que de tanto acreditarem já viraram lenda urbana

Foto: Shutterstock

  • Categoria B da CNH já dá para ser Uber

Embora muitos acreditem que qualquer CNH de categoria B seja suficiente para motorista de app, é necessário que o documento contenha a sigla “EAR” (Exerce Atividade Remunerada). A falta dessa indicação resulta em penalizações conforme o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

  • Cancelamentos excessivos não prejudicam passageiros ou motoristas

Cancelar corridas em excesso pode resultar em sanções. Tais ações configuram mau uso da plataforma, impactando negativamente a experiência de outros usuários. Equipes especializadas revisam os cancelamentos frequentes e podem banir contas envolvidas em violações.

  • Corridas fora do aplicativo são mais vantajosas

Alguns motoristas sugerem realizar corridas fora do app, alegando benefícios para ambas as partes. No entanto, essa prática é irregular e contraria as diretrizes da Uber. Usuários podem, assim, estar sujeitos a riscos e à falta de garantias oferecidas pela plataforma.

  • É perigoso por conta de motoristas com antecedentes criminais

A crença de que motoristas com antecedentes criminais representam um perigo é equivocada. A Lei Nº 13.640, de 2018, exige a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais para motoristas de aplicativos. Além disso, a Uber impede a admissão de profissionais com histórico criminal.

  • Custo das corridas: influência da bateria do celular

Um vídeo viral sugeriu que as corridas ficam mais caras quando a bateria do celular está baixa. No entanto, testes realizados indicaram que os valores permanecem inalterados, independentemente do nível de bateria dos dispositivos utilizados para solicitar as corridas.

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