
20 de novembro marca morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Pela primeira vez, data é feriado nacional. Seu Jorge
Reprodução/YouTube
O dia 20 de novembro marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Pela primeira vez, em 2024, a data é feriado nacional, quando se celebra o Dia da Consciência Negra.
Em Brasília, eventos promovem a valorização da cultura afro-brasileira a partir desta segunda-feira (18).
Veja a programação prevista na capital até quarta-feira (20):
Consciência Negra 2024; de graça
FYAH Cultura Black; de graça
Samba no Galpão
Mostra Léa Garcia 90 anos; de graça
Programação especial no Cine Brasília
Projeto Memória Lélia Gonzales; de graça
Consciência Negra 2024
Por três dias, de segunda (18) até quarta-feira (20), a Torre de TV se torna palco para fortalecimento da cultura afro-brasileira por meio da música, da dança, do artesanato e de outras manifestações artísticas.
Entre as atrações, Seu Jorge, Tribo da Periferia, Raça Negra e Vanessa da Mata. Também estão previstas palestras, oficinas de dança, feiras e encontros de B boys.
FYAH Cultura Black
A 6ª edição do evento traz nomes da música nacional e internacional para reforçar a importância da cultura negra. Câmbio Negro, DJ Ocimar — ícone da cena hip-hop de Ceilândia — e a banda inglesa Steel Pulse estão na programação.
Samba no Galpão
O evento promovido pela Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo tem mais uma edição. O trio Balança Brasil é o responsável por animar a noite de terça-feira.
Mostra Léa Garcia 90 anos
Relembre momentos da carreira da atriz Léa Garcia
A atriz Léa Garcia é homenageada na primeira retrospectiva dedicada ao seu trabalho. “O Pai da Rita”, “As Filhas do Vento”, “Compasso de Espera” estão entre os títulos exibidos na mostra e ajudam a destacar o pioneirismo dela como protagonista negra no Brasil.
Programação especial no Cine Brasília
Na terça, o cineasta carioca Emílio Domingos apresenta a obra “Black Rio! Black Power!”, seguido por um debate. Na quarta, Domingos ministra uma masterclass gratuita.
Tudo isso acontece depois do Baile de Passinho na Varanda Sul, marcado para aquecer as celebrações às 17h de terça.
Projeto Memória Lélia Gonzales
O legado da escritora e ativista Lélia Gonzalez é celebrado com palestras, seminários, vídeodocumentário e uma mostra educativa no CCBB. Lélia é considerada referência mundial do feminismo negro e pioneira no debate sobre raça e gênero no Brasil.
Balaio GloboNews – Mês da Consciência Negra
LEIA TAMBÉM:
JÁ É NATAL: veja onde levar as crianças para ver Papai Noel
‘BOTECAR’: festival celebra cultura de bar e escolhe o melhor do DF; veja participantes
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.