Profarma segue forte ritmo de 2024 e apresenta mais um resultado recorde

Profarma segue forte ritmo de 2024 e apresenta mais um resultado recorde, com +4,4x de Lucro Líquido no 1T25 e ROE da Distribuição em 17%.

Fonte: Site de RI da Profarma

A Profarma registrou um desempenho excepcional no 1T25, com aumento de 20% na receita e crescimento de 342% no lucro líquido recorrente, atingindo o maior lucro líquido LTM histórico, de R$ 143,6 milhões.

A empresa se destaca pelo seu valuation atrativo, sendo negociada atualmente a um múltiplo Preço/Lucro (P/L) de 6,7 vezes e um dividend yield (DY) de 8%, apesar da ação nas máximas recentes, de R$ 8 por ação – ou seja, os fundamentos seguem crescendo a um ritmo superior à cotação em bolsa da companhia. Além disso, mantém uma alavancagem considerada baixa e um crescimento médio de 19% nos últimos anos.

O setor em que atua — distribuição de medicamentos — é conhecido por sua resiliência e apresenta crescimento médio histórico próximo de 10% ao ano. A Profarma tem conseguido se destacar devido ao seu posicionamento competitivo, ampliando sua participação de mercado, conquistando 2p.p. de market share na Distribuição, para 23,1%, e 1p.p. na sua controlada D1000 (DMVF3), atingindo 12,4%.

A alavancagem financeira da companhia tem se reduzido significativamente. No 1T25, alcançou 2,0x, frente aos 2,1x registrados no mesmo período do ano anterior, mesmo após distribuição de dividendos, mantendo o ritmo de crescimento e considerando o investimento em estoque para pré-alta (sazonalidade do setor). Este indicador tende a cair sequencialmente ao longo do ano, na medida em que a companhia colete os resultados do investimento em pré-alta.

O custo médio da dívida caiu de 120% do CDI para 106%, com tendência de queda contínua ao longo do ano. Isso tem contribuído para a redução das despesas financeiras e fortalecido o lucro líquido.

O grupo tem demonstrado uma forte capacidade de geração de valor aos acionistas. Na Distribuição, com uma performance excepcional de 17,2% de ROIC e de 17,0% de ROE. Na D1000, pelas aberturas de lojas, cuja safra madura já está operando com 34% de ROIC Marginal. Ao mesmo tempo, a companhia tem pagado um dividend yield na casa de 2 dígitos, crescente ano após ano, que torna o investimento na companhia bastante interessante por esta ótica.

Vendas por Safra (Lojas Novas) e ROIC Marginal da D1000

A continuidade da captura de ganhos de ciclo de caixa, o programa de eficiência de despesas anunciado, reduções adicionais de custo de dívida (nova tranche do FINEP, a 50% do CDI, para entrar em 2025) e maturação do CD de MT (Distribuição) e aberturas (D1000) tendem a trazer um crescimento exponencial de resultados para o grupo.

*Esse material foi produzido pela equipe do Portal SmallCaps. As informações são recomendação de compra ou venda.

Acesse:

Instagram: www.instagram.com/portalsmallcaps

Facebook: https://www.facebook.com/smallcaps.com.br

Veja mais notícias aqui

O post Profarma segue forte ritmo de 2024 e apresenta mais um resultado recorde apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.