Em Timbó, aos 105 anos, Hugo relembra a angústia de ser sorteado para lutar na guerra

Timbó recebeu nesta quinta-feira, 8, uma visita muito importante: a do terceiro sargento veterano Hugo Pedro Felesbino, de incríveis 105 anos.

Hugo é um herói de guerra. É o último ex-combatente vivo de Santa Catarina que lutou na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Em Timbó, aos 105 anos, Hugo relembra a angústia de ser sorteado para lutar na guerra
Hugo mostra com orgulho as medalhas de bravura (Foto: Andressa Maas/Misturebas News)

Ele foi homenageado junto com as famílias dos pracinhas de Timbó e de Rio dos Cedros que combateram os nazistas na Itália há 80 anos.

A comemoração do Dia da Vitória aconteceu no Parque Henry Paul. Hugo veio de Camboriú a convite do vereador D’jonatha Brayan Cristofolini.

Nossa equipe conversou com Hugo antes do início do evento. Muito lúcido, ele contou que foi sorteado para lutar na guerra (o Brasil mandou 25,8 mil homens para lutar ao lado dos Aliados contra Adolf Hitler).

Precisou substituir a angústia pelo sentimento de dever com a pátria. O herói de guerra fala ainda que o maior inimigo era o frio, com temperaturas que chegavam a vinte graus negativos.

>>LEIA TAMBÉM: Desfile, homenagens e Henry Paul lotado: veja como foi o Dia da Vitória em Timbó

Ele contou também sobre o sentimento de alívio com o fim da guerra e a derrota do nazismo.

Achava que o mundo, a partir dali, viveria em paz”.

A frase foi dita na entrevista com certo desânimo, já que, mesmo em 2025, há guerras acontecendo no mundo, como, por exemplo, entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

Confira a conversa na íntegra:

O post Em Timbó, aos 105 anos, Hugo relembra a angústia de ser sorteado para lutar na guerra apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.