Governadores do Sul e do Sudeste debatem segurança pública e desastres climáticos

Para debater e propor soluções mais eficientes aos desafios comuns da gestão pública, governadores e líderes políticos de sete estados estarão reunidos, em Florianópolis, para a 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, no Costão do Santinho Resort, na Capital catarinense. Além do governador Jorginho Mello – anfitrião do evento – é aguardada a presença dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e o vice-governador do Rio Grande do Sul. Entre os principais temas desta edição do COSUD está a gestão de riscos de desastres naturais.

O evento começará no dia 21 de novembro com credenciamento e uma cerimônia de abertura. Nos dias seguintes, as discussões nas Câmaras Temáticas ocorrerão no Complexo Açores, abordando os temas prioritários de cada estado. A programação inclui reuniões de governadores, coletivas de imprensa e um coquetel de confraternização.

“É com grande satisfação que Santa Catarina recebe o 12º encontro do COSUD. Este é um momento de união e cooperação entre os estados para debater temas essenciais. O COSUD é uma oportunidade valiosa de compartilhar experiências e soluções que promovam o crescimento de nossas regiões. Juntos podemos construir um país mais forte, integrado e capaz de enfrentar os desafios do futuro”, destacou o governador Jorginho Mello.

A previsão é de um público de cerca de 500 servidores públicos dos estados do Sul e Sudeste nesta edição da reunião do COSUD. Juntos, os estados das regiões Sul e Sudeste representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.

Câmaras Temáticas

Para a edição do COSUD em Santa Catarina, as Câmaras Temáticas (CTs) discutirão assuntos como: PEC da Segurança Pública; Gabinete Integrado de Inteligência e Organizações Criminosas; Integração de Sistemas – Banco Multibiométrico e de Impressões Digitais. Além destes temas, na área da Segurança pública, também estão previstos debates nas seguintes áreas:

Meio Ambiente

  • Planejamento e gestão de riscos e desastres com vistas à adaptação climática;
  • Economia Verde – Transição Energética e Crédito de Carbono;

Governo

  • Governo Digital e Desburocratização;
  • Programa de Integridade;

Economia

  • Regulamentação da Reforma Tributária – Saldo Credor do ICMS e Aspectos Finais da Regulamentação;
  • Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – Conferências Estaduais das Cidades;

Saúde

  • Regiões Interestaduais de Saúde (Pactuação de Referências);
  • Prevenção e Resposta às Emergências de Saúde;

Desenvolvimento Humano

  • Políticas e Ações Destinadas às Mulheres;
  • Gestão, Integração e Compartilhamento de Dados do SUAS;

Educação

  • Programa de Aprendizagem no Currículo do Ensino Médio;
  • Parceria Público-privada de Infraestrutura Educacional

A dinâmica de trabalho das Câmaras Temáticas preza pela construção colaborativa de soluções e correspondentes planos de ação, de forma a encaminhar a implementação de ações práticas, assegurando um diálogo focado e produtivo entre os estados membros do consórcio.

:: Para saber mais informações sobre o evento acesse o site oficial

Carta de Florianópolis

Um dos últimos atos do Cosud reúne os governadores dos sete estados para a elaboração da Carta de Florianópolis. No documento, além de um breve resumo sobre os assuntos discutidos na edição do evento realizado em Santa Catarina, são apontadas intenções comuns entre os estados em torno dos principais temas debatidos em conjunto.

O post Governadores do Sul e do Sudeste debatem segurança pública e desastres climáticos apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.