Governo Lula 24/11 transmite comunicado sobre o 13º salário

O final do ano marca não só a celebração de festividades, mas também a expectativa do pagamento do décimo terceiro salário para os trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Este benefício, estabelecido pela Lei 4.090 de 1962, é um direito garantido que proporciona uma remuneração adicional aos empregados, independente de seu salário regular.

Conhecido como “gratificação natalina”, o décimo terceiro salário consiste em uma remuneração extra, calculada com base nos meses trabalhados ao longo do ano. Desta forma, o benefício corresponde a 1/12 do salário do empregado para cada mês de trabalho completo. É um recurso financeiro significativo que, embora frequentemente destinado às despesas de fim de ano, também pode ser visto como uma oportunidade para quitação de dívidas ou investimentos.

Quem Tem Direito ao Décimo Terceiro Salário?

O décimo terceiro salário é assegurado para todos os trabalhadores com vínculo empregatício formal no Brasil. Isso inclui empregados domésticos, rurais, urbanos, avulsos e temporários, desde que estejam registrados em carteira de trabalho. A única exceção são os trabalhadores demitidos por justa causa, que perdem o direito ao benefício.

Além disso, aposentados e pensionistas do INSS também têm direito ao décimo terceiro. Este pagamento é realizado em uma parcela única entre abril e maio, embora aqueles que adquiriram o direito ao benefício a partir de junho recebam em datas distintas, no fim do ano.

Entenda como o Salário Mínimo 2025 Afeta o Seguro-Desemprego
Notas de Reais, Carteira de Trabalho, Moedas e Bandeira do BrasilCréditos: depositphotos.com / gustavomello162.hotmail.com

Como é Calculado o Décimo Terceiro Salário?

Para efetuar o cálculo do décimo terceiro, o salário bruto do empregado é dividido por 12, multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano. Contudo, esse valor sofre deduções, como o desconto do Imposto de Renda e a contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A alíquota do INSS varia de acordo com a faixa salarial e deve ser calculada em etapas, para uma correta apuração do valor devido.

Por exemplo, um trabalhador com salário bruto de R$ 5.000 verá seu décimo terceiro impactado pelas deduções mencionadas. Primeiramente, calcula-se o desconto do INSS sobre as faixas salariais, seguindo-se a dedução do Imposto de Renda, que é aplicado sobre o valor restante do salário, já com o INSS descontado.

Quando é Depositado o Décimo Terceiro Salário?

Conforme a Lei 4.749, o pagamento do décimo terceiro deve ser realizado em no máximo duas parcelas. A primeira deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, enquanto a segunda deve ser depositada até 20 de dezembro. Contudo, algumas empresas optam por realizar o pagamento integral até o final de novembro.

O Que Fazer em Caso de Atraso no Pagamento?

Em caso de atraso ou ausência de pagamento no décimo terceiro, o empregador está sujeito a multas significativas, conforme previsto por lei. O trabalhador deve buscar inicialmente uma solução por meio de seu sindicato ou do Ministério do Trabalho. Caso não haja resolução, é possível acionar a Justiça do Trabalho para reaver o valor devido.

Para muitos brasileiros, o décimo terceiro é uma importante fonte de recursos, usada tanto para equilibrar o orçamento pessoal quanto para investir em futuras seguranças financeiras. Opções como o Tesouro Selic ou fundos de renda fixa são recomendadas para aqueles que desejam iniciar investimentos com parte desse benefício, garantindo liquidez e segurança.

O post Governo Lula 24/11 transmite comunicado sobre o 13º salário apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.