Vale-alimentação como benefício: o que as empresas estão oferecendo além do básico

Hoje em dia, em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais habilidosos, o nome da empresa não é o único fator determinante para alguém se manter na empresa. Tendo em vista a competitividade por profissionais qualificados, as empresas estão buscando soluções diferentes para reter talentos e não perder oportunidades.

Agora, os benefícios estão falando cada vez mais alto. E ao tratar de benefícios, um deles surge em pauta: vale-alimentação. Pesquisas já começam a apontar como está o cenário ao falar destas tendências. Um levantamento realizado pela VR-Locomotiva indica que 72% dos trabalhadores brasileiros têm acesso ao vale-alimentação, enquanto 45% recebem o vale-refeição e 31% contam com o vale-transporte.

Porém, neste momento, as empresas estão reformulando a forma na qual lidam com o vale-alimentação. A ideia é que o benefício seja incrementado, ou seja, não usado apenas em supermercados, mas também em restaurantes e outros estabelecimentos. Esse tipo de flexibilidade se tornou um diferencial importante, especialmente em um mercado onde os trabalhadores valorizam cada vez mais a personalização e a adaptabilidade.

Esse tipo de investimento não só aumenta a satisfação e o engajamento dos funcionários, mas também ajuda a reduzir a rotatividade, diminuindo os custos com novas contratações e fortalecendo uma cultura de valorização dentro da empresa, o que está sendo visto como um dos pontos cruciais para reter talentos e manter um bom clima de produtividade entre os funcionários.

Mas como implementar esse benefício na empresa?

Para as empresas que estão buscando se beneficiar com esta prática, existem algumas dicas que surgem e que podem ajudar nesse processo.

É importante avaliar as possibilidades de personalização dos planos e a variedade de estabelecimentos onde o benefício pode ser usado. Estudar as melhores empresas de vale-alimentação é outro tópico, pois ajuda a conhecer quais fornecedores oferecem opções mais flexíveis, redes de aceitação mais amplas e serviços que atendem melhor às necessidades dos colaboradores.

Este processo de escolha deve envolver o departamento de RH e, de preferência, contar com a opinião dos próprios funcionários, para que o benefício seja realmente adaptado às suas preferências e se torne, de fato, útil.

Diversos estudos apontam como este incentivo impacta de forma extremamente positiva no mercado. O estudo “O Futuro da Vida no Trabalho,” conduzido pela Sodexo em parceria com a Harris Interactive, revelou que 92% dos brasileiros consideram que os benefícios voltados para saúde e assistência médica aumentaram sua motivação e engajamento. 

Para a empresa, além do bem-estar dos funcionários, outros pontos positivos também surgem ao traçar um paralelo. Além de reduzir os custos com a manutenção de refeitórios, esse benefício garante isenção de contribuições sociais, como FGTS e INSS, e permite deduções no Imposto de Renda. 

Oferecer um vale-alimentação que vá além do comum é uma forma de atender cada vez melhor às necessidades de sua força de trabalho, tornando-se um diferencial competitivo e eficaz na gestão de custos e no bem-estar dos colaboradores.

Com essas mudanças e a escolha da melhor empresa de vale-alimentação possível, esse benefício se transforma em uma vantagem competitiva, reforçando o compromisso das organizações com o bem-estar geral, indo além do pensamento que visa somente a produção de lucro.


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