O último carro com motor traseiro refrigerado a ar!

A Volkswagen Variant II marcou uma era como o último veículo da montadora alemã com motor traseiro refrigerado a ar, estreando na linha de produção em 1978. Essa versão modernizada trouxe avanços significativos em desempenho e economia em comparação ao seu antecessor. Ao mesmo tempo, seu lançamento foi uma resposta ao mercado em constante evolução, que já contava com rivais como a Belina II da Ford e a Caravan da Chevrolet.

Apesar de representar um progresso claro em relação à antiga Variant, a Variant II ilustrava a obsolescência crescente do projeto inicial. O design e a engenharia por trás do modelo revelavam a influência de tendências contemporâneas, buscando alcançar o público que desejava veículos mais eficazes e modernos.

Qual foi o impacto visual da Variant II no mercado?

O design da Variant II era notavelmente similar ao da VW Brasília, com linhas retas dominando sua estética e conferindo uma aparência moderna. A carroceria mais larga—5 centímetros a mais que a versão anterior—e as lanternas traseiras caneladas realçavam sua nova silhueta. Essa configuração estendia-se através de suas laterais, dando a impressão de uma Brasília alongada.

Como era o interior e a capacidade do porta-malas da Variant II?

No interior, a Variant II tornou-se mais acolhedora, com bancos feitos de curvim e tecido, junto com cintos de segurança de três pontos—a realidade de segurança da época. O espaço interno era otimizado para o conforto, e o painel trazia instrumentos retangulares, com opções de conta-giros, relógio e rádio estéreo AM/FM. O veículo oferecia uma capacidade de carga variada, com 467 litros disponíveis no porta-malas traseiro, que chegava a 954 litros com os assentos rebatidos, além de um espaço adicional de 137 litros na frente.

Imagem da traseira do Volkswagen Variant II – Créditos: Wikimedia Commons

Quais foram as inovações mecânicas implementadas?

O motor de quatro cilindros e 1,6 litro do tipo boxer, uma característica reconhecida da Volkswagen, apesar de não ser inovador, recebeu melhorias sutis para aumentar a potência para 67 cv. Essa potência extra destinava-se a compensar o peso adicional da nova versão. Os avanços na suspensão, que adotou o sistema McPherson com molas helicoidais na dianteira, melhoraram a estabilidade e o conforto ao dirigir.

De que forma a Variant II se comparou aos seus concorrentes?

Em uma análise comparativa logo após seu lançamento, a Variant II enfrentou rivais diretos, como a Belina II e a Caravan. Enquanto cada modelo tinha suas forças e fraquezas—com a Caravan destacando-se em velocidade e a Belina em economia—, a Variant esforçava-se para manter-se competitiva em um mercado que demandava atualização constante.

Embora a Variant II tenha saído de produção em 1982, seu legado permanece como um símbolo de transição e inovação dentro da linha Volkswagen. Modelos como o Gol e a Parati seguiram, aproveitando as bases deixadas por esta clássica perua que, em sua época, procurou combinar tradição com inovação.

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