Nova secretaria, delegacias e convocação de mais de 300 servidores na Segurança: veja anúncios feitos pelo governo em MT


O lançamento do programa ‘Tolerância Zero ao Crime Organizado’ tem como objetivo intensificar o combate às facções criminosas no estado Durante o programa, uma das principais iniciativas debatidas foi a criação da Secretaria de Justiça
Eunice Ramos/TVCA
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), anunciou uma série de medidas para intensificar o combate às facções criminosas no estado, entre elas estão a criação da Secretaria de Justiça (Sejus-MT), quatro delegacias e a convocação de mais de 300 servidores para atuar na Segurança. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25), durante o lançamento do programa ‘Tolerância Zero ao Crime Organizado’.
Durante o evento, uma das principais iniciativas debatidas foi a criação da Secretaria de Justiça. O projeto deve ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A nova pasta, que terá papel estratégico no combate ao crime organizado, deve ser comandada pelo delegado Vitor Hugo, segundo o comunicado do governador.
Até 2019, Mato Grosso tinha a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). No entanto, em janeiro daquele ano, Mendes sancionou uma reforma administrativa, extinguindo nove secretarias e deixando apenas 16 órgãos de primeiro escalão na administração direta. Desde então, todas as questões relacionadas à segurança ficaram sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT).
Ainda durante o lançamento do programa, foi anunciado a ampliação do efetivo da Polícia Militar, com a convocação de 200 soldados, 30 oficiais e 15 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, o sistema prisional será fortalecido com a nomeação de 55 novos policiais penais.
Na Polícia Civil, o reforço inclui 15 delegados, 23 escrivães e 56 investigadores de polícia. As contratações visam atender à crescente demanda por investigações e ações de combate às facções criminosas que atuam no estado.
Apesar do anúncio, a data da convocação dos aprovados em concursos no estado não foi divulgada.
Novas delegacias
Para descentralizar o combate ao crime organizado, o governo anunciou a criação de quatro delegacias especializadas no enfrentamento às facções, que serão instaladas nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop.
Além disso, Mendes destacou que a Polícia Militar terá um novo comandante, que será apresentado ainda nesta semana. A mudança faz parte da reestruturação estratégica para fortalecer o comando das forças de segurança.
O programa
O lançamento do programa marca um esforço conjunto entre governo e instituições de segurança pública para intensificar o enfrentamento ao crime organizado em Mato Grosso. Durante o evento, o governador reforçou o compromisso em promover ações que aumentem a segurança da população e coíbam a atuação de facções criminosas no estado.
Com essas iniciativas, o governo espera reduzir a criminalidade, fortalecer a atuação policial e ampliar a presença do estado em áreas mais vulneráveis à violência.
Mato Grosso na rota do crime
O município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, foi apontado como uma das 10 cidades mais violentas do Brasil em 2022, de acordo com o Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Com uma população de 110.635 habitantes, Sorriso ocupa a 7ª posição no ranking nacional, registrando uma taxa de 77 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Mato Grosso também enfrenta índices alarmantes de violência em âmbito estadual. Em 2023, foram registrados 919 homicídios dolosos, conforme o Monitor da Violência, levantamento nacional conduzido pelo g1 com dados oficiais dos estados e do Distrito Federal. O estudo revelou ainda 15 casos de latrocínio (roubo seguido de morte) e dois de lesão corporal seguida de morte, totalizando 936 crimes violentos no estado.
Esses números destacam a urgência das medidas anunciadas pelo governo para intensificar o combate ao crime organizado e reduzir a criminalidade em Mato Grosso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.