Agente federal destrata moradores que quebraram muro para aliviar alagamento

Por LEONARDO MELO

Um agente da Polícia Federal foi flagrado em vídeos destratando moradores do Centro de Oiapoque que quebraram um muro uma parte de um muro para liberar a água acumulada após fortes chuvas nesta manhã de sábado (5).

O muro, que teria sido construído por um cidadão de origem francesa, teria bloqueado o escoamento da chuva intensa que atingiu a cidade de Oiapoque e causou alagamentos na Avenida Palikur, no Centro.

Para evitar maiores danos às residências já atingidas, moradores da região quebraram parte da estrutura, ação que gerou uma intervenção conflituosa e polêmica por parte de um policial federal, filmada e compartilhada nas redes sociais.

Segundo a Defesa Civil do município, o temporal deixou 40 casas alagadas e duas famílias desabrigadas na cidade, que agora contabiliza os prejuízos causados pelas inundações. Mas nem mesmo esse cenário de calamidade foi suficiente para sensibilizar o agente, que mora alugado nas proximidades. Ele viu a ação dos moradores ao chegar ao local e interveio, mas com um comportamento que chamou a atenção nas redes sociais, pois a atitude dele foi filmada pelos próprios moradores.

Nas imagens é possível constatar claramente que, entre outras ofensas, ele chamou para a população de “petesada” – fazendo referências políticas ao partido do presidente Lula, o PT – e constrangeu as mulheres que justificavam a ação para proteger a saúde das suas crianças ao questionar: “Quem mandou fazer filho?”.

“A água estava entrando nas casas, destruindo tudo. Não tivemos escolha”, tentou amenizar uma das residentes, que preferiu não se identificar.

O policial, no entanto, acusou os vizinhos de invasão de propriedade privada e depredação: “Porque tu é pobre pode quebrar a casa dos outros?”.

Apesar da tensão, o caso não foi registrado na delegacia e terminou no local.


Apuração interna

Em nota, a Polícia Federal informou que tomou conhecimento das publicações sobre o ocorrido e que abriu apuração interna para “esclarecer todas as circunstâncias do caso”.

A instituição afirmou que “reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e o respeito aos direitos fundamentais” e que não tolera condutas abusivas por parte de seus agentes. Veja a nota na íntegra:

“A Polícia Federal informa que tomou conhecimento em 05/04/2025, de publicações veiculadas em redes sociais relatando suposta conduta inadequada de um policial federal no município de Oiapoque/AP, região atingida por recentes alagamentos.

A Instituição esclarece que adotou a providência de apuração interna, por meio dos canais competentes, para que todas as circunstâncias do caso sejam devidamente esclarecidas, em respeito ao contraditório.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e o respeito aos direitos fundamentais, e reitera que não compactua com qualquer tipo de abuso ou desvio de conduta por parte de seus integrantes”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.