Porto de Itajaí anuncia 122 novas vagas de emprego após 20 anos

Sob a gestão do superintendente João Paulo Tavares Bastos, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Porto de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, firmou uma parceria com o OGMO (Órgão de Gestão da Mão de Obra) para viabilizar a criação de novas oportunidades de emprego.

Esta parceria rendeu a publicação de um edital para contratação de mão de obra avulsa com 122 novas vagas, após um intervalo de 20 anos sem novas admissões. A última seleção ocorreu em 2004.

imagem ilustra novas aberturas de vagas de trabalho no Porto de Itajaí

Porto de Itajaí anuncia abertura de 122 novas vagas de trabalho – Foto: Arquivo Pessoal

A medida foi discutida em uma reunião realizada na tarde da última quarta-feira (2), entre o superintendente e o diretor-executivo do OGMO de Itajaí, Jhon W. da Rocha.

Segundo o superintendente, a abertura de novas vagas representa um avanço significativo para o setor. “O Porto de Itajaí se torna ainda mais competitivo, além de aumentar o faturamento, ampliar a mão de obra e gerar renda para os trabalhadores itajaienses”, destacou.

Salários de novas vagas no Porto de Itajaí ainda serão divulgados

O diretor-executivo do OGMO, afirmou que a abertura do edital é uma solicitação antiga e necessária para atender ao aumento da demanda portuária.

Há muitos anos aguardamos a abertura deste edital para inscrição de novos trabalhadores portuários avulsos no cadastro do OGMO de Itajaí. Agora, diante da necessidade de mão de obra avulsa para atender toda a movimentação portuária, estamos projetando 122 novas vagas”, explicou.

imagem aérea do Porto de Itajaí

Porto de Itajaí passou a ser federalizado em janeiro de 2025 – Foto: Reprodução/ND

As oportunidades serão para o cargo de capatazia, e os requisitos serão divulgados no próprio edital, previsto para ser lançado no próximo mês. De acordo com Rocha, o salário dependerá do sistema de trabalho e da demanda.

Além disso, o trabalhador precisará se habilitar nas convenções e seguir os acordos coletivos firmados entre operadores portuários e sindicatos da categoria.

Quem é o apadrinhado de Lula, novo superintendente do Porto

O advogado João Paulo Tavares foi nomeado oficialmente em março e tomará posse nesta terça-feira (7), como o novo superintendente do Porto de Itajaí. A nomeação foi expedida pela Autoridade Portuária de Santos e comunicada oficialmente à prefeitura de Itajaí.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Tavares afirmou que sua gestão estará voltada para o fortalecimento do Porto e a geração de renda para o município e o estado de Santa Catarina.

imagem de João Paulo, novo superintendente do Porto de Itajaí apadrinhado por Lula

Dr. João Paulo é indicação do presidente Lula para superintendência do Porto de Itajaí – Foto: Grazielle Guimarães/ND

“Agradeço ao presidente Lula e ao ex-deputado federal Décio Lima. Vamos honrar os compromissos com os trabalhadores e com Itajaí. O Porto é uma porta para o mundo e vamos gerar desenvolvimento e renda para o município e para o estado”, declarou o novo superintendente.

Tavares ressaltou que a nomeação é um reconhecimento pelos serviços prestados ao município e destacou o compromisso do governo federal com o crescimento do Porto de Itajaí.

Ele também recordou que Lula teve papel fundamental na recuperação da estrutura portuária em momentos críticos: em 2006, com a reforma dos molhes; em 2008, com a reconstrução após a enchente; e, recentemente, com a retomada das operações após um período de quase três anos de paralisação. Segundo ele, os resultados já mostram um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

O novo superintendente também recebeu apoio de entidades representativas, incluindo a Intersindical dos Sindicatos dos Trabalhadores Avulsos e Vinculados da Orla Portuária de Itajaí, Navegantes, Florianópolis e Região do Varejista de Itajaí.

O Conselho das Entidades de Itajaí, composto por 25 organizações, também manifestou apoio à sua gestão após uma sabatina sobre a importância do Porto para o crescimento da cidade, realizada em fevereiro na sede da Intersindical.

A nomeação de João Paulo Tavares como novo superintendente do Porto de Itajaí ocorre após um período de transição e ajustes administrativos na gestão do porto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.