Recicladora argentina realiza sonho de formatura em pedagogia aos 60 anos no RS


Irma Albornoz, de 60 anos, trabalha na separação de resíduos em uma usina de reciclagem em Capão da Canoa. Descendente de indígenas, veio tentar a sorte no Brasil no final dos anos 1990. Argentina Irma Albornoz
Reprodução/ RBS TV
Argentina de nascimento, brasileira de coração, a recicladora Irma Albornoz se formou em Pedagogia aos 60 anos — um sonho antigo que floresceu entre sacolas plásticas, papelões e latinhas, no galpão de uma usina de reciclagem no Litoral Norte do RS.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Quase três décadas atrás, Irma trocou seu país natal pelo Brasil. Desde então, foi sempre cercada por crianças, mantendo acesa uma paixão: ensinar.
“É um sonho que eu tinha desde adolescente”, revela.
Nascida na Argentina, a descendente de indígenas veio tentar a sorte no Brasil no final dos anos 1990. Viúva e mãe de dois filhos, morou em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, antes de fixar residência no litoral.
Por quase seis anos, Irma trabalhou na separação de resíduos em uma usina de reciclagem em Capão da Canoa. A resposta para voltar a estudar veio na forma de um admirador fundamental: Ivair Bedendo, gestor ambiental da usina e grande incentivador do potencial de Irma.
“Fiquei acompanhando ela todos esses quatro anos. Agora, faz uns dois ou três meses, acompanhei o TCC na universidade”, diz Bedendo.
Ivair Bedendo, Irma Albornoz e colegas da reciclagem
Cristiano Dalcin/ RBS TV
No sábado (5), dia da formatura, Irma ganhou também mais do que o canudo: teve um verdadeiro dia de princesa. Cabelos com cachos, maquiagem, unhas feitas — três horas de muitos cuidados no salão.
“Estou me sentindo como uma rainha”, disse. “Dia especial, muito maravilhoso. Um dia que agradeço a Deus por ser possível para a minha vida”, comenta.
Na usina, Irma virou símbolo de inspiração.
“Exemplo pra muita gente. Ela tem um dom, é fora de série”, disse o colega Otavio Joaquim da Rosa. “Ela faz a usina inteira querer ser outra pessoa também”, completa Milene Oliveira, também companheira de trabalho.
Agora formada, a pedagoga espera a chance de colocar em prática aquilo que sempre quis na sala de aula.
História Inspiradora: recicladora se forma em pedagogia
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Ivair Bedendo, Irma Albornoz e colegas da reciclagem
Cristiano Dalcin/ RBS TV
Adicionar aos favoritos o Link permanente.