Troca de tarifas acende alerta global: “Todo mundo perde”, diz gestor da Warren

O anúncio das novas tarifas dos Estados Unidos pegou os mercados de surpresa e provocou uma onda de pânico global. Frederico Nobre, head da Warren, explicou na BM&C News que a medida impactou diretamente os fluxos comerciais, especialmente no setor de commodities agrícolas.

A estratégia do governo Trump de reindustrializar os EUA acabou tomando proporções inesperadas. “Ninguém imaginava que seria dessa forma, usando um cálculo que gerou tarifas de até 34%, com foco na China, mas que acabou atingindo diversos países”, afirmou Nobre.

China reage às tarifas e amplia tensão

A resposta da China foi rápida: na sexta-feira, o país asiático também impôs tarifas de 34% sobre produtos dos Estados Unidos. A retaliação se somou a tarifas anteriores de 10% a 15% já aplicadas sobre bens agrícolas, praticamente inviabilizando as exportações americanas para o gigante asiático.

No início, o mercado brasileiro reagiu de maneira mais moderada, mas, segundo Nobre, “com a escalada da retaliação chinesa, ficou claro que mesmo países emergentes dificilmente ficarão imunes aos efeitos dessa guerra comercial.”

‘Guerra’ de tarifas traz riscos para as economias emergentes?

Frederico Nobre destacou que as economias emergentes, como o Brasil, correm riscos significativos diante do cenário atual. Mesmo que existam oportunidades pontuais em fluxos comerciais, o risco de desaceleração global afeta a todos.

É um jogo que todo mundo perde”, afirmou, ao explicar que dificilmente alguma nação sairá beneficiada da disputa entre as duas maiores economias do mundo.

Além disso, Nobre lembrou que as incertezas aumentam a aversão ao risco e penalizam ativos globais. O petróleo, por exemplo, já acumula queda de 20% em apenas uma semana.

Negociações e oportunidades: caminhos para o alívio

Para que o ambiente de alta volatilidade melhore, o especialista aponta dois possíveis cenários: negociações que aliviem as tarifas ou uma correção ainda mais forte dos ativos, o que abriria oportunidades de compra.

Alguns nomes importantes do mercado, como Bill Ackman, sugerem a postergação das tarifas por 90 dias, o que permitiria negociações bilaterais“, disse Nobre.

Mesmo sem uma resolução imediata, ele ressalta que o próprio ajuste de preços pode se tornar uma janela para investidores atentos. No entanto, reforça que ainda é cedo para projetar uma reversão, já que o mercado ainda está absorvendo as informações.

Recomendações para o investidor em meio à crise

Diante desse cenário de incerteza, Frederico Nobre fez questão de deixar orientações para o investidor de varejo. Ele recomendou três passos essenciais:

  1. Manter a calma e o foco no planejamento financeiro.
  2. Diversificar a carteira de investimentos.
  3. Buscar orientação de profissionais qualificados para eventuais ajustes.

Esse tipo de crise vai acontecer ao longo da jornada do investidor. O mais importante é manter a tranquilidade e o foco nos fundamentos”, aconselhou.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O post Troca de tarifas acende alerta global: “Todo mundo perde”, diz gestor da Warren apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.