É #FAKE que caminhoneiro preso pelos atos golpistas do 8 de Janeiro morreu na cadeia


Postagens mentem ao dizer que Éder Parecido Jacinto, de 58 anos, estava na Papuda ao morrer. Segundo advogada, ele estava em liberdade provisória Imagem mente ao dizer que preso por atos de 8 de janeiro morreu em prisão
g1
Circula nas redes sociais uma imagem dizendo que o caminheiro Eder Parecido Jacinto, de 58 anos, preso por participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, morreu enquanto estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴 Como são as publicações?
Diversos posts no Facebook, no Instagram e no Kawai afirmam: “Nota de pesar — Comunicamos por meio deste a morte de Eder Parecido Jacinto, faleceu em decorrência de problemas de saúde. Éder era do inquérito 4922 e o quarto preso político que veio a falecer”. A imagem tem outras duas frases: “Mais um patriota morto em cativeiro” e “Esse é quarto patriota que morre em prisão pelo 8 de janeiro”.
Um post de 5 de março de 2025 no Instagram, com mais de 90 mil curtidas, diz na legenda: “Mais um Brasileiro Morto pela Ditadura Brasileira implantada pelo Governo Lula 😭🇧🇷”.
⚠️ Por que a publicação é mentirosa?
Uma nota assinada pela advogada Kllecia Mota Costa, que representa a família de Eder Jacinto Parecido, revelou que o caminhoneiro morreu “por motivos de acidente de trabalho” e não estava preso na ocasião. O texto foi divulgado em 5 de março de 2024, três dias após o óbito.
Segundo o documento, Parecido estava em liberdade provisória, por decisão monocrática tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), datada de 7 de agosto de 2023.
Procurada pelo Fato ou Fake, a advogada reconheceu a autenticidade do documento que circula na internet e trouxe mais detalhes sobre o caso: “Éder estava trabalhando, caiu duas vezes do caminhão e ficou internado por muito tempo no hospital regional de Redenção (PA), só que teve falência múltipla dos órgãos e veio a óbito”.
O comunicado assinado por Kllecia registra o protesto dos familiares do caminhoneiro a respeito da disseminação de notícias falsas:
“A família desautoriza quem quer que seja de propagar informações e imagens […] de forma perniciosa e aproveitadora, com intuito claro e único de auferir engajamento nas redes sociais à custa de disseminação de mentiras e em total desrespeito a família enlutada”.
Imagem mente ao dizer que preso por atos de 8 de janeiro morreu em prisão
g1
Veja também
É #FAKE que ‘água solarizada’ regule hormônios e ajude na queda de cabelo
É #FAKE que ‘água solarizada’ regule hormônios e ajude na queda de cabelo
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
Uma nota de esclarecimento assinada pela advogada Kllecia Mota Costa, que representa a família de Eder Jacinto Parecido, revela que o caminhoneiro o”por motivos de acidente de trabalho”.
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.