A Elbit Systems recebeu um contrato de aproximadamente US$ 100 milhões da GDELS para a UT30 MK2, destinado a equipar um país europeu membro da OTAN.

  • Os sistemas de torre UT30 MK2 aumentarão o poder de fogo e a capacidade de sobrevivência dos veículos ASCOD.
  • Este contrato representa mais um marco importante na expansão da presença da Elbit na Europa e em suas operações em todo o continente.

Haifa, Israel, 9 de abril de 2025 – A Elbit Systems Ltd. recebeu um contrato no valor de aproximadamente US$ 100 milhões para fornecer seus avançados sistemas de torre não tripulada UT30 MK2 para a General Dynamics European Land Systems (GDELS). Os sistemas serão instalados nos veículos blindados de combate ASCOD e fornecidos a um país europeu membro da OTAN.

Segundo o contrato, que será executado até o final de 2027, a empresa fornecerá sua torre não tripulada UT30 MK2, equipada com miras de artilheiro e de comandante, além de mísseis guiados antitanque (ATGM) e proteção de nível 4. As torres serão produzidas com a cooperação industrial de empresas locais, apoiando uma cadeia de suprimentos segura e capacidades de suporte local.

A UT30 MK2 é uma torre configurável, tripulada e não tripulada, que aprimora o poder de fogo de veículos blindados de transporte de pessoal (APCs) sem comprometer a segurança das tropas. Seu design modular e arquitetura aberta permitem configurações de torre não tripulada e tripulada, com fácil conversão entre as duas e integração de vários mísseis e miras. Com um perfil muito baixo, a UT30MK2 integra uma ampla gama de sistemas de armas, incluindo um canhão principal de 30 mm, um canhão coaxial de 7,62 mm e ATGMs. Inclui também um conjunto de proteção com vários níveis de proteção, o Sistema de Proteção Ativa Iron Fist e outras contramedidas. Estes são integrados a sistemas eletro-ópticos avançados — todos desenvolvidos internamente — para fornecer poder de fogo confiável e de alto desempenho no campo de batalha.

Yehuda (Udi) Vered, Gerente Geral da Elbit Systems Land: “Estamos muito orgulhosos de termos sido selecionados por mais um usuário europeu da OTAN após a avaliação bem-sucedida dos testes de tiro na plataforma ASCOD”. Ele acrescentou: “Valorizamos nossa colaboração com a GDELS e nos sentimos honrados em colaborar neste projeto com nossas soluções avançadas de torre, que aprimoram o poder de fogo, a proteção e a eficácia operacional. Este contrato reflete a confiança depositada em nossas capacidades e nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras que atendam às necessidades em evolução das forças terrestres modernas.”

O post apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.