Brasileiros querem exame toxicológico na 1ª CNH, isso pode virar lei

Brasileiros querem exame toxicológico na 1ª CNH, isso pode virar lei

A maior parte dos brasileiros é a favor da obrigatoriedade do exame toxicológico para quem está tirando a primeira CNH, revela pesquisa do Instituto Ipec. A medida, prevista no Projeto de Lei 3965/2021, pode se tornar regra para todas as categorias de habilitação.

83% dos brasileiros aprovam medida mais rigorosa

Segundo o levantamento, 83% dos entrevistados apoiam o projeto, aprovado no Senado em dezembro e prestes a ser analisado pela Câmara dos Deputados. A proposta amplia a exigência do exame, hoje restrita a motoristas de caminhão, ônibus e vans que já possuem CNH.

Apoio cresce entre idosos e pessoas de baixa renda

A pesquisa identificou maior apoio entre pessoas com 60 anos ou mais (86%) e entre quem ganha até dois salários mínimos (84% a 85%). Esses grupos veem a medida como essencial para proteger vidas e evitar acidentes relacionados ao uso de drogas durante a obtenção da CNH.

cnh digital – Créditos: depositphotos.com / rafapress

Especialistas defendem mais segurança no trânsito

Para Marcio Liberbaum, presidente do Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro (ITTS), a medida pode reduzir drasticamente o número de acidentes, principalmente entre jovens. “O exame toxicológico já salvou muitas vidas nas estradas. Agora é hora de garantir essa proteção também nas cidades, especialmente durante o processo de obtenção da CNH”, afirma.

Ele lembra que, segundo dados do estudo Global Burden of Disease, acidentes de trânsito continuam sendo uma das principais causas de morte entre jovens de 14 a 29 anos no Brasil.

Pesquisa ouviu 2.000 pessoas em todas as regiões

O Ipec realizou a pesquisa entre os dias 6 e 10 de fevereiro, ouvindo 2.000 pessoas em todas as regiões do país sobre a questão da obrigatoriedade do exame toxicológico na obtenção da CNH. O resultado reforça o apelo popular por mais controle e segurança nas vias urbanas e rodoviárias.

Com a possível aprovação na Câmara, o Brasil pode adotar um modelo mais preventivo, coibindo o uso de drogas ao volante desde o início do processo de habilitação de condutores com a CNH.

O post Brasileiros querem exame toxicológico na 1ª CNH, isso pode virar lei apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.