Esposa age rápido e salva marido de ataque de jacaré

Jacaré atacou idosoTracy Wilcox

Joseph Roeser, de 77 anos, foi atacado por um jacaré enquanto realizava tarefas de jardinagem em sua residência em Sun City Hilton Head, uma comunidade de aposentados localizada no Condado de Beaufort, na Carolina do Sul, na última quarta-feira (9).

O ataque ocorreu por volta das 10h, nas proximidades de uma lagoa localizada atrás da casa do casal. Sua esposa, Marian Roeser, estava no jardim quando ouviu os gritos do marido e interveio.

De acordo com informações do Departamento do Xerife do Condado de Beaufort para o canal ABC, Joseph estava espalhando cobertura vegetal no quintal quando foi surpreendido pelo animal, estimado em cerca de 2,5 a 2,7 metros de comprimento.

O jacaré saiu da lagoa e o mordeu, causando ferimentos graves na perna direita e escoriações na cabeça e no braço, possivelmente decorrentes de uma queda no concreto durante o ataque.

Segundo relatos das autoridades e da própria Marian, a esposa agiu imediatamente ao perceber a situação. Ela pegou uma estaca de tomate que estava próxima e começou a golpear o jacaré, mirando a cabeça e os olhos do animal.

Essa ação fez com que o jacaré soltasse Joseph. Marian então conseguiu levar o marido para dentro da casa e acionou os serviços de emergência.

O Departamento do Xerife, o Corpo de Bombeiros de Bluffton Township e o Departamento de Recursos Naturais da Carolina do Sul chegaram ao local às 10h03.

Joseph foi transportado de helicóptero para um hospital da região, onde chegou consciente e em condição estável. Até o momento, não há informações adicionais sobre seu estado de saúde.

O jacaré foi capturado e eutanasiado por contratados do SCDNR devido ao comportamento agressivo. Uma necropsia foi autorizada para verificar se o animal havia sido alimentado por humanos, o que pode alterar seu comportamento natural e levá-lo a se aproximar de pessoas.

O tenente Danny Allen, do Departamento do Xerife de Beaufort, afirmou que a ação de Marian foi decisiva para evitar um desfecho mais grave.

Alerta nas redes sociais

No dia anterior ao caso, o próprio departamento havia publicado um alerta em suas redes sociais sobre o aumento da atividade de jacarés durante os meses de abril e maio, período de acasalamento da espécie.

Segundo dados do SCDNR, a Carolina do Sul abriga cerca de 100 mil jacarés, sendo comuns em áreas costeiras como o Condado de Beaufort. Apesar da presença constante desses animais, ataques a humanos são incomuns.

Desde o ano 2000, o estado registrou seis mortes por ataques de jacaré, três das quais nos últimos três anos. Casos não fatais, como o de Joseph, ocorrem em menor número, com menos de dez ocorrências graves por ano.

Marian relatou às autoridades que o casal já tomava precauções devido à presença frequente de jacarés na lagoa próxima à residência, evitando atividades no quintal quando observavam algum animal.

A decisão de permanecer no local durante a manhã do ataque se deu porque nenhum jacaré havia sido avistado naquele momento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.