Dia Mundial do Café: cachorros e gatos podem tomar?

Tutora e pet para ilustrar a pergunta se cachorros e gatos podem tomar café

Cachorros e gatos podem tomar café? – Foto: Freepik/ND

Nesta segunda-feira, 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café, a bebida mais consumida do mundo depois da água. Com a popularidade, não é incomum que alguns tutores pensem em oferecê-la para os pets.

Mas uma pergunta sempre vem à cabeça: cachorros e gatos podem tomar café? A resposta é simples: em hipótese nenhuma.

Cachorros e gatos podem tomar café? A reposta é não!

A ingestão de café pode prejudicar a saúde dos animais, levando a uma série de problemas aos animais.

Segundo o site Petz, não é apenas o café que representa perigo: energéticos, comprimidos, balas e grãos torrados também são exemplos de alimentos prejudiciais aos pets. Afinal, quais os riscos da bebida para os pets?

Cachorros

A cafeína representa um grande risco para os cachorros, já que seus compostos são extremamente perigosos para os sistemas nervoso, urinário e cardíaco desses animais.

Caso o seu aumigo tenha ingerido café, é importante mantê-lo em observação e ficar atento a sinais como tremores, vômitos, agitação, batimentos cardíacos acelerados e até mesmo convulsões.

O site também alerta que essas reações podem aparecer em até duas horas após a ingestão, dependendo do metabolismo do animal. A quantidade de café que pode causar danos varia conforme a raça, o peso e o tamanho do cão.

Caso o tutor note a presença de alguns desse sinais, é necessário procurar um veterinário.

Cachorro no colo de tutora com um xícara de café

A ingestão de café pode trazer grandes riscos aos cães – Foto: Freepik/ND

Gatos

Os gatos reagem de forma semelhante aos cachorros, já que a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central dos felinos.

A substância pode causar um aumento significativo da frequência cardíaca, hiperatividade e elevação da pressão arterial.

Além disso, dependendo da quantidade ingerida, os gatos podem apresentar arritmia, perda de coordenação motora, vômitos, diarreia, tremores, convulsões e, em casos mais graves, até ser levados à morte.

A progressão do quadro de intoxicação por cafeína pode afetar órgãos vitais, como fígado, rins e coração.

Caso suspeite que seu companheiro tenha ingerido café, qualquer outra bebida ou alimento com cafeína, procure imediatamente uma clínica de pronto atendimento veterinário.

A resposta para a pergunta se cachorros e gatos podem tomar café é simples: a bebida é extremamente prejudicial. – Foto: Svetlana Rey/Shutterstock/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.