Pintor filma tromba d’água no lago de Palmas e se surpreende: ‘Incrível, mas é meio assustador’


Fenômeno foi registrado nesta segunda-feira (14). Segundo meteorologista, tromba d’água se forma devido a diferença de temperatura do ambiente. Pintor flagra tromba d’água no lago de Palmas
A manhã com nuvens carregadas e chuva rendeu um fenômeno raro aos moradores de Palmas nesta segunda-feira (14). Uma tromba d’água se formou no Lago de Palmas e chamou a atenção do pintor Renato Pereira da Silva, que viu o fenômeno pela primeira vez.
“É incrível, mas é meio assustador esse negócio, tá doido. Graças a Deus eu só vi de longe, se tiver perto não tem graça, não”, comentou.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O registro foi feito por volta de 12h, no intervalo de almoço do pintor que estava trabalhando em um prédio da orla da Praia da Graciosa. No vídeo é possível ver a chegada de um redemoinho no céu, com o tempo mais fechado. A imagem mostra o funil se aproximando da superfície do lago.
Segundo o meteorologista Francisco de Assis Diniz, a tromba d’água é um fenômeno meteorológico causado pelo choque de temperatura, quando uma nuvem intensa de chuva forma uma espécie de funil sobre uma área aberta e com muita água.
“A tromba d’água se forma devido a diferença de temperatura do ambiente em que a nuvem desce, forma-se a nuvem funil e toca na lâmina da água. Quando [acontece] em terra, aí é um tornado. É o mesmo sentido físico do tornado também”, explicou o meteorologista.
Pintor filmou tromba d’água se formando no lago de Palmas
Renato Pereira/Divulgação
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra destruição após panela de pressão explodir em cozinha de pizzaria: ‘Estrutura da casa deu uma tremida’
Tocantinópolis cria ‘taxa de manutenção viária’ após cidade virar rota de caminhões por queda de ponte entre TO e MA
Sebrae abre seleção para contratar analista técnico com salário de R$ 5,2 mil
O consultor climático ressaltou que do modo como se formou o fenômeno não ofereceu risco aos banhistas em embarcações, mas a situação poderia ser diferente caso a tromba d’água tocasse a superfície da água com mais intensidade.
“Quando ela pega na lâmina da água de maneira mais forte levanta água e levanta até peixe também. Se pegar em uma embarcação é perigoso”, comentou.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.