Saiba o que faz o Vale da Utopia ser refúgio de beleza em SC

Com fama de ser um local um tanto mágico, um ponto energético de contato com o cosmos, o Vale da Utopia é uma porção de terra de beleza cênica surpreendente, que inspirou hippies a sonharem com a criação de uma comunidade alternativa que vivesse em completa harmonia com a natureza e desprendida de bens de consumo.

Foto aérea da pequena Praia do Maço, no Vale da Utopia, cercada por morros verdes gramados. Na parte inferior da foto, o mar. Ao fundo, aparecem algumas construções da Praia da Pinheira.

O Vale da Utopia, em Palhoça, é uma combinação de imensidões: de verde, céu e mar – Foto: PMP/Divulgação

O refúgio paradisíaco está localizado na cidade de Palhoça, entre duas de suas principais praias: a Guarda do Embaú e a Pinheira, a cerca de 50 quilômetros de Florianópolis.

As terras que compreendem o Vale do Utopia vão do lado esquerdo da Prainha, na Guarda do Embaú, até a Praia do Maço, uma pequenina faixa de areia espremida por morros de grama verde.

Toda essa área faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, que abrange nove cidades catarinenses. Por fazer parte de unidade de preservação não há qualquer infraestrutura de alimentação ou hospedagem no Vale da Utopia.

O acesso, entretanto, é liberado para qualquer pessoa que queira conhecê-lo e experimentar sua energia, descansando na grama, tomando banho de mar, meditando no alto de seus morros ou empilhando pedras (rock balancing) como forma de concentração e relaxamento.

É possível chegar no Vale da Utopia por meio de trilhas, partindo da Praia da Pinheira, da Praia de Cima ou da Guarda do Embaú. A primeira e a segunda opção são bem mais rápidas, mas a terceira se supera no visual e nas boas surpresas pelo caminho, como algumas piscinas naturais.

Caminhos que levam até o Vale da Utopia

Foto panorâmica e aérea mostra diferentes praias de Palhoça. Do lado esquerdo, a Praia da Pinheira, seguida pela Praia de Cima. Ao centro, a Praia do Maço - Vale da Utopia. Do lado direito, a Praia da Guarda do Embaú. Em cada uma das praias há um pin com seu respectivo nome em cima da foto.

É possível chegar ao Vale da Utopia a partir de três praias de Palhoça – Foto: PMP/Divulgação

Pela Praia da Pinheira


A Praia da Pinheira é uma das mais movimentadas de Palhoça e fica próxima ao Vale da Utopia  - PMP/Divulgação

1
3

A Praia da Pinheira é uma das mais movimentadas de Palhoça e fica próxima ao Vale da Utopia – PMP/Divulgação


Canto direito da Praia da Pinheira, onde se pode chegar ao Vale da Utopia, via percurso que combina asfalto e trilha  - PMP/Divulgação

2
3

Canto direito da Praia da Pinheira, onde se pode chegar ao Vale da Utopia, via percurso que combina asfalto e trilha – PMP/Divulgação


Vista aérea do canto direito da Praia da Pinheira. O morro verde faz divisa com a Praia de Cima, por onde também se chega ao Vale da Utopia  - PMP/Divulgação

3
3

Vista aérea do canto direito da Praia da Pinheira. O morro verde faz divisa com a Praia de Cima, por onde também se chega ao Vale da Utopia – PMP/Divulgação

A Praia da Pinheira é uma das mais movimentadas de Palhoça e o caminho que conduz até o Vale da Utopia começa na Rua Manoel Martins, com estacionamentos onde deixar o carro e placas indicativas quanto ao início da Trilha do Maço.

O percurso conta com trechos de subidas íngremes e descidas acentuadas. Há várias bifurcações pelo caminho, sem placas de sinalização oficiais. Por isso, é bom estar acompanhado de quem conhece o local ou fazer uso de algum aplicativo onde a trilha esteja cadastrada.

São cerca de 20 minutos de caminhada até que a paisagem da pequena Praia do Maço apareça à sua frente. Neste momento você saberá que chegou ao Vale da Utopia, e o nome fará todo o sentido de ser.

Pela Praia de Cima


A Praia de Cima fica ao lado da Praia da Pinheira, separadas apenas por um morro (ao fundo na foto)  - PMP/Divulgação

1
2

A Praia de Cima fica ao lado da Praia da Pinheira, separadas apenas por um morro (ao fundo na foto) – PMP/Divulgação


O acesso ao Vale da Utopia pelo canto direito da Praia de Cima é o trajeto mais rápido - PMP/Divulgação

2
2

O acesso ao Vale da Utopia pelo canto direito da Praia de Cima é o trajeto mais rápido – PMP/Divulgação

A Praia de Cima fica do lado direito da Praia da Pinheira, separadas apenas por um costão rochoso. São apenas 650 metros de extensão de areia, encerrada por um morro em seu canto direito, pelo qual se chega ao Vale da Utopia.

Logo no início do trajeto há uma bifurcação. À direita com destino ao vale e à esquerda com destino à Ponta das Andorinhas, onde o nascer e o pôr do sol são espetaculares e em dias de mar calmo conta com várias piscinas naturais entre seus rochedos (com mar agitado, não se arrisque nelas).

Seguindo à direita na bifurcação, o caminho conduz em cerca de 15 minutos até o Vale da Utopia. Sem placas indicativas oficinas, importante estar acompanhado ou com app de localização de trilhas.

Pela Guarda do Embaú


Caminho até a Prainha, onde ficam várias piscinas naturais  - PMP/Divulgação

1
5

Caminho até a Prainha, onde ficam várias piscinas naturais – PMP/Divulgação


A Prainha faz parte parte do percurso para se chegar ao Vale da Utopia pela Guarda do Embaú - PMP/Divulgação

2
5

A Prainha faz parte parte do percurso para se chegar ao Vale da Utopia pela Guarda do Embaú – PMP/Divulgação


As piscinas naturais da Prainha se formam entre os grandes rochedos do local. Evite usá-las em dias de maré alta e mar agitado. Pode ser perigoso  - PMP/Divulgação

3
5

As piscinas naturais da Prainha se formam entre os grandes rochedos do local. Evite usá-las em dias de maré alta e mar agitado. Pode ser perigoso – PMP/Divulgação


Trajeto até o Vale da Utopia é repleto de morros verdes e uma imensidão de céu e mar  - PMP/Divulgação

4
5

Trajeto até o Vale da Utopia é repleto de morros verdes e uma imensidão de céu e mar – PMP/Divulgação


A pequena Praia do Maço, no Vale da Utopia, abraçada pelo extenso gramado verde  - PMP/Divulgação

5
5

A pequena Praia do Maço, no Vale da Utopia, abraçada pelo extenso gramado verde – PMP/Divulgação

O caminho até o Vale da Utopia via Guarda do Embaú inicia no centrinho “roots” da praia, mais especificamente na Rua Cândida Maria dos Santos, onde há uma placa que sinaliza a direção até o vale e outra até a Pedra do Urubu (com uma vista panorâmica lindíssima de Palhoça).

Embora seja mais longo, em torno de 1h30 de caminhada, o diferencial de acessar o vale pela Guarda são as paisagens ao longo do trajeto. A parte inicial do percurso é em estrada de chão, cercada por vegetação, até se alcançar o chamado “pastinho”, uma área aberta e gramada que leva até a Prainha, onde o mar forma piscinas naturais no meio dos rochedos.

Atravessando esta pequena praia, “pernas para que te quero” morro acima. Daí para frente é uma infindável área gramada onde se pode caminhar com tranquilidade avistando o mar, as baleias francas (de julho a novembro), o Sul de Florianópolis e Garopaba. A paisagem do percurso, sem dúvidas, já confere a magia pela qual o vale tem fama.

Quando começa a descida, já se vê a Praia do Maço, abraçada pelos morros. Eis aí o Vale da Utopia. A praia em si nem é o destaque do local, mas o conjunto de verde e mar em um cenário cinematográfico.

Proibido permanecer

Por ser unidade de conservação não há qualquer infraestrutura de alimentação ou hospedagem no local. Já houve no Vale da Utopia, no passado, um bar e estrutura de camping.

Houve inclusive quem vivesse em cavernas e cabanas por lá, entretanto uma ação do Ministério Público de Santa Catarina destituiu o local de presença humana permanente, em prol de sua preservação.

Quem decide passar o dia no Vale da Utopia deve ir preparado com lanches e água (não é preciso dizer que qualquer resíduo gerado deve ser recolhido, né?).

Quem deseja ficar mais de um dia no local, deve ir e voltar, sem permanecer. Fato é que a própria caminhada faz parte da magia de se estar (e chegar) lá.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.