Brasil e África do Sul fortalecem cooperação militar com curso de operações na selva

A África do Sul acaba de concluir seu primeiro curso de guerra na selva ministrado pelo Exército Brasileiro. Denominado “1° Curso Internacional de Selva”, foi conduzido por uma equipe móvel do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

A cerimônia de encerramento ocorreu em 15 de abril, nas instalações do 15° Batalhão de Infantaria do Exército Sul-Africano (15 SAI Bn), localizado na guarnição de Thohoyandou, província de Limpopo.

O 1° Curso Internacional de Selva teve a participação de 34 militares do Exército da África do Sul de diversos postos e graduações e contou, também, com a atuação de instrutores sul-africanos da Escola de Infantaria, que trabalharam em parceria com a equipe móvel do CIGS.

Nesse sentido, a atividade representou uma importante oportunidade para a troca doutrinária, o que contribuiu ainda mais para o incremento da cooperação, camaradagem e confiança entre os membros dos dois países.

Conduzido integralmente em inglês, o curso teve duração aproximada de três semanas, com início em 25 de março de 2025, sendo dividido em três fases: a 1ª fase, voltada à adaptação à vida na selva, com ênfase em técnicas de sobrevivência; a 2ª fase, focada nos módulos de tiro e orientação; e a 3ª fase, destinada às operações na selva por meio de patrulhas.

A solenidade de encerramento do curso foi presidida pela General de Brigada Matoeka, Diretora de Operações Administrativas da Preparação da Força do Exército Sul-africano. Em seu discurso, a Brig Gen Matoeka enalteceu a capacidade técnica e referência mundial do Exército Brasileiro, por meio do CIGS, em treinamento em ambiente de selva, bem como a importância do fortalecimento da cooperação entre Brasil e África do Sul.

O Exército Sul-africano agradeceu a equipe móvel do CIGs: Maj Castro Lima, Cap Simplício, Cap Rodrigo, Cap Cruz, 2° Sgt Braga, 2° Sgt Paulucci e 2° Sgt Rivas.

O destaque do curso, Cabo Lubabalo G. S. Mdletye, que obteve o melhor rendimento operacional entre os discentes, recebeu a devida distinção na cerimônia de encerramento.

A cerimônia contou com a presença do Coronel Jorge, responsável pela Carteira da África na Subchefia de Assuntos Especiais e Internacionais do Estado-Maior do Exército; do Coronel Assis, Adido do Exército Brasileiro na África do Sul, do Coronel Prazeres, Comandante do CIGS, além de representantes da Escola de Infantaria e do 15º SAI Bn.

O post Brasil e África do Sul fortalecem cooperação militar com curso de operações na selva apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.