34% dos brasileiros vivem em trechos de ruas sem nenhuma árvore, aponta IBGE


59 milhões de pessoas vivem em trechos de ruas sem árvores, segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (17). O estado com o menor percentual de vias arborizadas no Brasil é Sergipe, com 39%. Rua arborizada em Araraquara, no interior de São Paulo.
Amanda Rocha/Arquivo pessoal
O Brasil tem 34% da população — o equivalente a 59 milhões de pessoas — vivendo em vias sem nenhuma árvore, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, quase 115 milhões de habitantes (66% do total), residem em trechos de ruas arborizadas.
Entre essas vias arborizadas, 36 milhões de pessoas (20,4%) vivem em locais com até duas árvores, 23,5 milhões (13,5%) em vias com três ou quatro árvores, e 56 milhões (32,1%) em vias com cinco árvores ou mais.
Trechos distintos de uma mesma rua são tratados de forma diferente. Assim, se uma pessoa mora em um trecho que tem árvore, o IBGE considera que ele mora em um trecho arborizado. Se outra mora em um trecho que não tem árvore, é considerada que ele mora em um trecho sem árvore.
As informações são da pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, realizada com base no Censo Demográfico de 2022. O levantamento avalia as condições das vias onde vive a população brasileira.
Saiba mais:
INFOGRÁFICO: A rua do brasileiro
Censo 2022: mais da metade das cidades não tem nenhuma via para bicicletas, diz IBGE
Censo 2022: 16% dos brasileiros vivem em trechos de ruas sem calçadas e só 15% têm acesso a rampas para cadeirantes
O IBGE analisou 63.104.296 domicílios (69,5% do total), localizados em setores urbanos ou em setores rurais com características urbanas. Ao todo, foram consideradas as áreas onde moram 174.162.485 brasileiros — o equivalente a 86% da população.
Foram analisadas condições de infraestrutura urbana, como iluminação, arborização, pavimentação, transporte, calçadas, acessibilidade e sinalização.
Estados mais e menos arborizados
O estado com o menor percentual de vias arborizadas no Brasil é Sergipe, com 38,5%. Já o Mato Grosso do Sul é o com o maior percentual de moradores que vivem em trechos de ruas com árvores, com 92,5%. Em seguida vem o Distrito Federal (84,2%) e o Paraná (82,6%).
Dois estados amazônicos estão entre os estados que têm o menor percentual de moradores que vivem em vias arborizadas: Amazonas tem 44,6% e o Acre, 42%.
A densidade da arborização segue o padrão dos percentuais de moradores de trechos de ruas com árvores. O Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal têm, respectivamente, 59% e 56,4% dos moradores vivendo em trechos de ruas com 5 ou mais árvores.
O mesmo acontece no extremo oposto. O Acre tem densidade de 10,7% de trechos de trechos de ruas com cinco ou mais árvores e o Amazonas, 13,7%.
Entre as 10 cidades com maior percentual de trechos de trechos de ruas arborizadas, seis estão no estado de São Paulo, três no Paraná e uma no Mato Grosso do Sul.
Concentração Urbana – Maiores percentuais (%)
Já entre as dez concentrações urbanas com menos trechos de ruas arborizadas, quatro estão em Santa Catarina, duas em Minas Gerais, e uma na Bahia, Maranhão, Pará e Pernambuco.
Concentração Urbana – Menores percentuais (%)
Iluminação pública
Iluminação pública em Jaraguá do Sul
Divulgação | PMJS
De acordo com a pesquisa, 169,7 milhões dos brasileiros — equivalente a 97,5% — vivem em trechos de ruas que têm iluminação pública.
Todos os estados têm mais de 90% dos seus moradores vivendo nessas condições, com exceção de um: Amapá, onde o percentual de brasileiros com iluminação pública em suas ruas é de 88,5%.
Há 51 cidades com menos de 80% de moradores em trechos de ruas com iluminação pública. Essas cidades representam 0,9% de todos os municípios pesquisados.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.