Coruja-orelhuda fica presa a cerca de 6 metros de altura e é salva em Jaraguá do Sul

Uma coruja-orelhuda (Asio clamator) foi resgatada por uma equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) após ficar enroscada em uma linha de pipa, em uma área de mata de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

O animal estava pendurado a cerca de seis metros de altura, preso por uma das asas.

O caso chegou à Fujama após um morador de um prédio próximo avistar a ave em apuros. A equipe se deslocou a pé até o local do resgate, devido à dificuldade de acesso na mata.

Segundo o biólogo Christian Raboch, responsável pela ação, foi preciso usar um equipamento especial para cortar o fio e soltar a coruja-orelhuda com segurança.

“Foi um momento de muita emoção”, relatou o biólogo, destacando o alívio de ver a ave libertada sem maiores complicações.

Após o resgate, a coruja foi encaminhada para atendimento veterinário. O material que ainda estava preso à asa foi removido e, após avaliação, constatou-se que o animal não teve ferimentos graves. Alimentada e reidratada, a ave foi devolvida à natureza.

Leia também:

  • Decreto em SC regulamenta multa de R$ 1.5 mil para quem for pego usando drogas em locais públicos

A Fujama alerta para o risco do uso de cerol e linhas cortantes em pipas. Além de representar perigo a pessoas, esse tipo de material pode ferir ou até matar animais silvestres.

O caso serve como exemplo dos danos que resíduos aparentemente inofensivos podem causar à fauna.

 

O post Coruja-orelhuda fica presa a cerca de 6 metros de altura e é salva em Jaraguá do Sul apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.