Chuva de meteoros poderá ser vista no céu catarinense na madrugada de terça

O céu de Santa Catarina pode reservar um espetáculo natural nos primeiros momentos da terça-feira (22). Trata-se da Santa Catarina de meteoros Líridas, um fenômeno que ocorre todos os anos no mês de abril, e que deve atingir seu pico durante a madrugada, por volta das 2h.

Segundo divulgado pela NSC, o fenômeno é resultado da passagem da Terra por uma trilha de fragmentos deixados pelo Cometa Thatcher. Ao entrar na atmosfera do planeta, essas partículas se incendeiam, criando o visual popularmente conhecido como “estrelas cadentes”.

De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, se o tempo estiver limpo e o céu sem nuvens, será possível observar até 18 meteoros por hora. Mas para aproveitar o momento, é preciso escolher bem o local: o ideal é estar longe das luzes da cidade, em áreas rurais ou descampadas, onde a escuridão favorece a visualização.

>> LEIA TAMBÉM: Sábado de feriadão tem chuva forte e máxima de 25 ºC no Vale do Itajaí e SC

A dica para quem deseja observar o fenômeno é olhar para o quadrante norte, na direção da estrela Vega, uma das mais brilhantes do céu. Quem não tiver bússola pode se orientar estendendo o braço direito para onde o Sol nasce (Leste) e o esquerdo para onde ele se põe (Oeste). Assim, estará de frente para o Norte.

A chuva de meteoros Líridas acontece entre os dias 14 e 30 de abril, mas é entre a noite de segunda e a madrugada de terça que ela deve atingir seu ponto mais intenso neste ano. Com um pouco de sorte — e um céu limpo — o espetáculo poderá ser apreciado a olho nu.

O post Chuva de meteoros poderá ser vista no céu catarinense na madrugada de terça apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.