Reforma da Barragem de Ituporanga ultrapassa 50% e reforça proteção contra cheias no Alto Vale

A reforma da barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, segue avançando e já passou da metade da obra, segundo divulgado pelo Governo de Santa Catarina.

A estrutura é fundamental para o controle de cheias na região e está recebendo melhorias importantes, como a substituição de comportas que ajudam a controlar o nível da água.

Nesta nova etapa, as comportas C4 e C5 estão sendo reformadas. A C4 já está pronta para receber as unidades hidráulicas, que são responsáveis por abrir e fechar a comporta.

A montagem será feita em três partes e deve ser finalizada nas próximas semanas. Já a C5 ainda está em fase de cura do concreto — uma etapa necessária para garantir que o material fique firme e seguro.

“Cinco décadas e nunca fizeram uma manutenção aqui na Barragem Sul de Ituporanga. Essas comportas ajudam a salvar cidades inteiras. Agora o trabalho segue intenso. Vamos recuperar todas as comportas aqui e todas as barragens de Santa Catarina. Este é o maior pacote de investimento em proteção civil da história. Estamos fazendo que ninguém fez.”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Com a experiência adquirida na montagem da C4, os técnicos acreditam que a instalação da C5 será feita com mais agilidade.

As duas comportas em breve estarão funcionando com sistema hidráulico moderno, o que vai melhorar muito a operação da barragem.

  • LEIA TAMBÉM: Vistoria técnica na barragem de José Boiteux é finalizada; plano de reparos será elaborado

As próximas comportas a entrarem em reforma serão as C1, C2 e C3. A desmontagem da C3 já começou. As comportas C1 e C2 só serão mexidas depois que a C4 e a C5 estiverem funcionando bem, para garantir que a barragem continue segura durante toda a obra.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, relatou que as melhorias em Ituporanga são essenciais para aumentar a segurança das pessoas que vivem no Alto Vale, especialmente em tempos de chuvas fortes. Cada etapa concluída é um passo importante na proteção da população.

O post Reforma da Barragem de Ituporanga ultrapassa 50% e reforça proteção contra cheias no Alto Vale apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.