Geraldo Alckmin governou São Paulo quantas vezes? Veja mandatos e curiosidade

Quantas vezes Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo?

Quantas vezes Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo? Foram mais de 12 anos – Foto: Ciete Silvério/Governo de SP/ND

Quantas vezes Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo? Atual vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB) governou São Paulo por mais de uma década, em diferentes períodos, sendo o político que passou mais tempo no cargo de governador do estado desde a redemocratização.

Todas às vezes em que Alckmin governou o estado mais rico da federação esteve filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que o abrigou por 33 anos e do qual ele foi um dos fundadores.

O político começou a carreira como vereador de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, quando tinha apenas 19 anos. Alckmin governou o mesmo município como prefeito antes de se eleger deputado estadual. Ainda foi deputado federal, ainda pelo MDB. Ajudou a fundar o PSDB, por onde foi reeleito deputado federal e assumiu a presidência da sigla.

Alckmin governou o PSDB paulista viajando pelo interior e abrindo centenas de diretórios municipais. Sua atuação no ninho tucano rendeu um convite para ser candidato a vice-governador na chapa de Mário Covas (PSDB) para as Eleições de 1994.

A dupla esteve perto de vencer ainda no primeiro turno, ao fazer 46,84% dos votos válidos, mas não alcançou os 50,1% necessários. No segundo turno, vitória contra Francisco Rossi (PDT) por 56,12% a 43,88% dos votos.

Quantas vezes Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo?

Alckmin acumulou a função de vice-governador com a presidência do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (PED), responsável pelas primeiras privatizações de rodovias, ferrovias e empresas públicas no estado. Alckmin governou o estado pela primeira vez em 1998, como governador em exercício, quando Mário Covas se afastou para disputar a reeleição.

Então governador de São Paulo, Mário Covas, com seu vice, Geraldo Alckmin, em ação do governo

Alckmin governou São Paulo por quatro mandatos, mas antes, foi vice-governador de Mário Covas – Foto: Reprodução/Facebook/Geraldo Alckmin

Covas e Alckmin foram para o segundo turno, após ficarem em segundo lugar, atrás da chapa liderada por Paulo Maluf (PPB) e Luiz Carlos Santos (PFL), e menos de 100 mil votos a frente da chapa petista, formada por Marta Suplicy e Newton Lima. No segundo turno, vitória tucana contra o ex-governador.

Pouco mais de um mês após a vitória eleitoral, Covas descobriu um câncer na bexiga. Apesar disso, assumiu o segundo mandato e continuou no cargo. Se afastou algumas vezes para cirurgias e tratamentos, períodos em que Alckmin governou interinamente o estado.

Geraldo Alckmin chegou a se afastar do cargo em 2000 para concorrer a prefeitura de São Paulo, com Campos Machado (PTB) como vice, mas ficou fora do segundo turno, atrás da eleita Marta Suplicy (PT) e de Paulo Maluf (PPB).

Covas se afastou do cargo pela última vez em janeiro de 2001, e morreu em 6 de março, vítima de câncer, mesma doença que matou seu neto, Bruno Covas, em 2021. Alckmin passou a ser oficialmente governador de São Paulo.

Primeira reeleição

A frente do governo do estado de São Paulo, Alckmin disputou as Eleições com Cláudio Lembo (PFL) de vice e foi eleito para o mandato 2003-2006 com vitória contra José Genoíno (PT), no segundo turno.

No primeiro turno, a distância entre o tucano e o petista foi de apenas 1,2 milhão de votos. Mas a vantagem foi ampliada no segundo turno para quase quatro milhões de votos.

Alckmin, que também é médico, governou São Paulo até 31 de março de 2006, quando deixou o cargo para concorrer a Presidência da República pelo PSDB, com José Jorge (PFL) de vice. Foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputava a reeleição.

Últimos mandatos de governador

Sem cargos eletivos, assumiu novamente a presidência do PSDB, partido que ajudou a fundar e do qual saiu em 2021, após 33 anos, para, no ano seguinte, se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e disputar as Eleições ao lado do ex-adversário político Lula.

Ficou mais uma vez fora do segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo, em 2008, e por pouco mais de um ano foi secretário estadual de Desenvolvimento, no governo José Serra (PSDB), antes de disputar as Eleições de 2010.

Geraldo Alckmin, homem branco de meia-idade, calvo, em pé, de camisa azul e calça preta, apertando a mão de funcionário negro do Poupatempo

Alckmin governou São Paulo apostando em privatizações e inaugurações – Foto: Divulgação/Alexandre Moreira/Governo SP/ND

Para buscar seu terceiro mandato, Alckmin fechou nova aliança com o Democratas (DEM), nome que o antigo parceiro PFL tinha adotado. A sigla indicou Guilherme Afif Domingos como candidato a vice.

Enfrentando nomes como Aloizio Mercadante (PT), Celso Russomanno (PP) e Paulo Skaf (PSB), Alckmin e Afif Domingos venceram ainda no primeiro turno.

Geraldo Alckmin governou o estado pela terceira vez e teve como principal desafio as manifestações de 2013, que começaram com protestos do Movimento Passe Livre (MPL) em reação ao aumento das tarifas no transporte público.

Apesar dos protestos, Alckmin manteve boa avaliação a frente do governo e disputou a reeleição com novo vice, Márcio França (PSB). A dupla repetiu o feito do pleito anterior e venceu a disputa ainda no primeiro turno.

Geraldo Alckmin, que se filiou ao PSB em 2022, governou São Paulo pela última vez no dia 6 de abril de 2018, em seu quarto mandato, quando saiu para concorrer a Presidente da República. O tucano, com Ana Amélia Lemos (PP) de vice, ficou em quarto lugar, com apenas 4,76% dos votos válidos, no pleito vencido por Jair Messias Bolsonaro (PSL). Então sendo mais preciso para responder a pergunta Quantas vezes Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo? Foram mais de 12 anos à frente do Governo do Estado de São Paulo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.