Adeus, Argo? Sucessor do popular hatch tem potência superior ao Fastback

A Stellantis confirmou que o Fiat Argo, popular hatch nacional, será substituído por um novo modelo baseado no Grande Panda europeu. O novo projeto, mais avançado, foi apresentado com um sistema híbrido mais robusto do que aqueles encontrados em modelos brasileiros, como o Pulse e o Fastback T200 Hybrid.

O Grupo Stellantis anunciou melhorias para o modelo vendido na Europa, com aumento na potência dos motores híbridos leves a gasolina de 1.2. Os propulsores passaram de 101 e 136 cv para 110 e 145 cv, respectivamente.

Esse aperfeiçoamento resulta em um ganho de 9 cv em relação ao modelo anterior, superando inclusive motores 1.0 turbo híbridos brasileiros.

Melhorias no sistema híbrido europeu

O Grande Panda europeu utiliza um motor híbrido leve que combina um motor a gasolina 1.2 turbo com 136 cv e 23,4 kgfm de torque com um motor elétrico de 28 cv e 5,6 kgfm, integrado à transmissão de dupla embreagem.

O sistema é alimentado por uma bateria de 48 V, permitindo maior eficiência e desempenho.

Os modelos nacionais Pulse e Fastback T200 Hybrid apresentam um sistema híbrido diferente, com um motor 1.0 turbo flex e um motor elétrico de 12V que atua também como alternador e motor de partida. Este oferece menor potência elétrica, com apenas 4 cv e 1 kgfm de torque.

Diferenças no desempenho

Enquanto a unidade elétrica do Grande Panda pode impulsionar o carro a até 30 km/h por alguns quilômetros, o sistema nacional é mais limitado, não possibilitando a mesma autonomia elétrica. Com isso, ele mostra-se mais eficiente e preparado para as exigências futuras do mercado europeu.

Com a decisão de substituir o Argo, a Stellantis apresenta um passo significativo em termos de tecnologia híbrida ao oferecer motores mais potentes e eficientes. Essa inovação, além de atender às futuras normas ambientais, posiciona a empresa de maneira competitiva no mercado europeu e global.

O post Adeus, Argo? Sucessor do popular hatch tem potência superior ao Fastback apareceu primeiro em News MOTOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.