WEG e Senior lançam primeiro ‘robô logístico’ com IA e tecnologia 100% brasileira

WEG e Senior Sistemas lançam primeiro 'robô logístico' que usa IA e tecnologia 100% brasilleira

WEG e Senior Sistemas lançam primeiro ‘robô logístico’ que usa IA e tecnologia 100% brasiliera – Foto: Divulgação/Senior Sistemas/ND

As multinacionais WEG, de Jaraguá do Sul, e Senior Sistemas, de Blumenau, lançaram o primeiro ‘robô logístico’, que utiliza inteligência artificial (IA) e tecnologia 100% brasileira, para otimizar processos intralogísticos.

A parceria é demonstrada pela primeira vez durante a Intermodal 2025, o maior evento dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que vai até esta quinta-feira (24) em São Paulo.

Como funciona o ‘robô logístico’ da WEG e Senior?

WEG e Senior Sistemas lançam primeiro ‘robô logístico’ que usa IA e tecnologia 100% brasileira – Foto: Divulgação/Senior Sistemas/ND

Na prática, o “robô logístico” organiza a movimentação de produtos no armazém logístico, transportando itens de forma automatizada e eficiente, sem intervenção humana.

O robô móvel autônomo (AMR) trabalha de forma integrada com sistemas de gestão de armazéns, se adapta a diferentes ambientes industriais, ajusta rotas diante de obstáculos e garante segurança com tecnologia de IA

A WEG também desenvolveu um sistema para gerenciar múltiplos robôs simultaneamente, facilitando operações em grande escala. Outro objetivo da tecnologia é diminuir a fadiga dos trabalhadores.

Na fábrica de transformadores da WEG em Itajaí, onde os colaboradores percorriam mais de nove quilômetros por dia em tarefas logísticas, o esforço físico foi reduzido em 45% com a introdução do robô. Os funcionários foram realocados para atividades que agregam mais valor à empresa.

Quanto custa o robô da WEG e Senior?

WEG e Senior lançam primeiro 'robô logístico' com IA e tecnologia 100% brasileira

WEG e Senior Sistemas lançam primeiro ‘robô logístico’ que usa IA e tecnologia 100% brasileira – Foto: Divulgação/Senior Sistemas/ND

A média de preço do robô fica entre R$ 265 mil e R$ 560 mil.

O equipamento é modular e permite adicionar acessórios como braços robóticos, esteiras e prateleiras, adaptando-se facilmente às diferentes necessidades logísticas.

Ele conta com bateria que suporta até 10 horas de operação contínua e carregamento rápido em cerca de 90 minutos. As capacidades de carga atual são de 150 kg e 500 kg. Em breve, o modelo de 1500 kg será lançado.

Já são dezenas de robôs operando nos clientes da WEG e em suas próprias fábricas no Brasil e México.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.