Estudo derruba relação entre colesterol alto e doenças cardíacas; resposta estaria nas artérias

na foto aparece uma pessoa comendo batatas chips cheias de colesterol alto o que pode trazer doenças cardíacas

Estudo desafia crença que colesterol é fator de risco para ter doença do coração – Foto: Pexels/ND

Um novo estudo está alterando dados sobre o colesterol alto e a saúde cardiovascular ao desafiar a crença antiga de que o colesterol LDL alto é automaticamente um fator de risco para as doenças cardíacas.

Especialmente em pessoas que reduzem drasticamente o consumo de carboidratos e aumenta o de gorduras, as descobertas sugerem que os critérios tradicionais de avaliação de risco podem não ser suficientes.

Esse estudo foi realizado com 100 pessoas que seguiam uma dieta cetogênica há anos. Embora apresentassem níveis elevados de LDL-C e ApoB, eles não apresentavam sinais de aterosclerose.

Os participantes do estudo tinham características metabólicas saudáveis: triglicerídeos baixos, HDL alto e boa sensibilidade à insulina.

Melhor indicador de doenças cardíacas e colesterol alto

Ao contrário do que acreditavam até agora, os cientistas descobriram que o melhor indicador de futuras doenças cardíacas era a placa existente nas artérias, não em medições de LDL.

Essa pesquisa foi publicada Journal of the American College of Cardiology: Advances e foi coordenada pelo Dr. Matthew Budoff, com contribuições de pesquisadores independentes e financiamento da Citizen Science Foundation.

Essas descobertas destacam a necessidade de uma abordagem personalizada para o gerenciamento da saúde cardiovascular, especialmente em pessoas que seguem dietas com baixo teor de carboidratos.

Conforme as dietas cetogênicas continuam ganhando força no tratamento de doenças crônicas como as doenças cardiovasculares, a comunidade médica está sendo convocada a reexaminar a relação entre colesterol e doenças cardíacas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.