Sindjus se reúne com secretário-geral do CJF para tratar do reajuste salarial de 2026 para todos e reestruturação das carreiras

O presidente do Sindjus, Costa Neto, e o diretor de Assuntos Jurídicos Cledo Vieira, reuniram-se, nesta quarta-feira (23/2), com o secretário-geral do CJF, o Juiz Erivaldo Ribeiro dos Santos, para tratar do reajuste salarial de 2026 para todos, ativos e aposentados, e da proposta de reestruturação das carreiras.
Costa Neto explicou a importância de garantir a implementação desse reajuste em 2026 para amenizar as perdas inflacionárias e contribuir com uma reestruturação das carreiras mais abrangente, que deve ocorrer entre 2027 e 2030.
Foi explicado ao secretário-geral do CJF que o 10º Congresso Extraordinário do Sindjus, realizado em novembro de 2024, aprovou como uma das principais premissas a recomposição inflacionária integral para todos.
O Sindjus destacou que a defasagem salarial dos servidores do PJU e do MPU, de 2019 para cá, é de cerca de 25% e que, segundo as estimativas, deve alcançar um índice entre 45 a 47% até 2030. Além de necessário, também foi colocado ao SG do CJF que esse reajuste é viável de acordo com estudos feitos pelo Sindicato.
O Sindjus explicou a necessidade de todos os esforços serem feitos para que a dotação orçamentária correspondente ao reajuste seja incluída no PLOA de 2026, a ser enviado até 31 de agosto de 2025.
Em relação à proposta de reestruturação das carreiras, o presidente do Sindjus entregou em mãos ao secretário-geral o estudo com o anteprojeto de lei com efeitos entre 2027 e 2030.

AQ
Costa Neto informou que o Sindjus tomou conhecimento, por meio de comunicação do STF, da alternativa apresentada pelo CJF no tocante à proposta de AQ aprovada no Fórum de Carreira.
O Sindicato defendeu a reestruturação do AQ e pediu acesso à manifestação do CJF ao STF sobre o Adicional de Qualificação para melhor analisar o conteúdo da proposta e seus efeitos.

O Sindjus agradeceu todo o empenho do Secretário-geral do CJF para a equiparação do auxílio-alimentação com o Senado Federal e TCU e continuará dialogando com as Administrações em defesa do reajuste salarial para todos em 2026 e da reestruturação das carreiras para 2027/2030.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.