Comitiva da SEFA realiza visita a Projetos Estratégicos da FAB

Iniciativa busca sensibilizar autoridades sobre a importância da continuidade orçamentária para o setor de Defesa

Agência Força Aérea, por Tenente Vieira E Tenente Wanessa Liz

Com o objetivo de estreitar laços, nivelar conhecimentos e apresentar in loco os avanços dos Projetos Estratégicos de Defesa conduzidos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), nos dias 24 e 25/04, uma comitiva da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) realizou uma visita institucional a instalações estratégicas da Força Aérea Brasileira (FAB).

A comitiva, também composta por representantes dos Ministérios da Defesa (MD), do Planejamento e Orçamento (MPO), da Fazenda (MF), da Casa Civil da Presidência da República, entre outros órgãos governamentais, visitou as instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP); os centros de controle do tráfego aéreo, em Curitiba (PR); e as unidades operacionais da FAB, em Anápolis (GO).

A programação incluiu apresentações sobre o Programa FX-2, responsável pela implantação dos caças F-39 Gripen, e o Projeto KC-390 Millennium, aeronave de transporte multimissão desenvolvida em parceria com a indústria nacional. Também foram demonstradas as capacidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), fundamental para a segurança e soberania do País.

Além de potencializar os recursos públicos empregados, por meio de rigorosa gestão orçamentária, a FAB reforçou, durante a visita, seu permanente compromisso com as três missões institucionais: Controlar, Defender e Integrar o território nacional.

As ações da FAB extrapolam a esfera militar e alcançam diretamente a sociedade brasileira. Exemplos foram o apoio à Operação Taquari II, em socorro à população do Rio Grande do Sul atingida pelas fortes chuvas; o acolhimento aos povos indígenas Yanomami, com ações de combate à mineração ilícita e preservação ambiental; as missões de repatriação de brasileiros em áreas de conflito, como no Oriente Médio, em uma das maiores operações desse tipo realizadas pela FAB; o combate a incêndios florestais em diversas regiões do País; e a integração de comunidades isoladas na Amazônia e no interior do Brasil.

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, destacou a relevância da visita. “Procuramos mostrar para toda essa nossa comitiva a atividade que é feita pela Força Aérea, especialmente no nosso ramo de atuação: Defender, Controlar e Integrar.”

Esses três verbos norteiam as ações da FAB e, aplicados à sua atuação operacional, são fundamentais para a defesa do Espaço Aéreo Nacional. Estratégica e simbolicamente, cada local visitado representa um desses eixos de atuação:

 –  Defender, representado pela Base Aérea de Anápolis (BAAN) com o F-39 Gripen;

 –  Controlar, evidenciado pelo trabalho do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II);

 – Integrar, expresso na visita à Embraer, fabricante do KC-390 Millennium, aeronave essencial para a conexão logística e humanitária entre regiões remotas do País

A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os agentes governamentais sobre a importância da manutenção dos recursos vinculados ao Fundo Aeronáutico e da adequada alocação orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e anos seguintes. A ação também busca ampliar o apoio à tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 55/2023, que visa garantir previsibilidade e continuidade orçamentária mínima para a Defesa, em patamar equivalente a 2% do PIB.

Além do Secretário da SEFA, a comitiva foi composta pelo Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Alcides Roberto Nunes; o Subdiretor de Administração Financeira, Brigadeiro-Intendente Eduardo Quesado Filgueira; o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do COMAER (ASPAER), Major-Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli; além de demais militares da Aeronáutica e civis representantes de instituições governamentais dos poderes Executivo e Legislativo.

O Chefe da ASPAER ressaltou a importância da atuação integrada. “A participação da ASPAER junto à SEFA é fundamental para unirmos as instituições, mostrarmos nossas dificuldades, nossas necessidades e prestarmos contas ao Legislativo e ao Executivo de como empregamos os recursos que nos são confiados, aproveitando-os da melhor maneira para a defesa da Pátria, o controle do tráfego aéreo e a integração do Estado brasileiro”, disse.

A Secretária Adjunta da Secretaria Especial do Programa de Aceleração do Crescimento da Casa Civil (SEPAC/CC), Thalita Ferreira de Oliveira, reforçou a relevância da visita. “Para quem está nos Ministérios, em Brasília (DF), faz muita diferença conhecer in loco e entender o trabalho. Com certeza, retornamos com outro olhar. É um trabalho muito sério, rigoroso e feito com muito afinco. Essa aula de situação com a FAB nos enche de orgulho de ser brasileiros”, afirmou

Fotos: Sargento Mônica / CECOMSAER

O post Comitiva da SEFA realiza visita a Projetos Estratégicos da FAB apareceu primeiro em DefesaNet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.